Arapongas realiza audiência pública para apresentação do PMGIRS

Meio-ambiente | Em 20/09/2012 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
O engenheiro civil Nilo Aihara fez a apresentação do diagnóstico e propostas PMGIRS
Foi realizada na última terça-feira, no auditório do Centro Administrativo da prefeitura de Arapongas, a última Audiência Pública para apresentação das propostas do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que é uma das exigências da Lei Federal 12.305/10 e prevê a extinção de lixões a céu aberto até 2014, além da implantação da coleta seletiva e valorização do trabalho realizado por cooperativas e associação de coletores ambientais.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Luiz Gonzaga Pereira, os municípios que não concluírem este plano ficarão impedidos de acessarem recursos Federais para investimento em meio ambiente. Ele observou ainda que, em média 25% do lixo domiciliar produzido correspondem aos recicláveis e a meta prevê que até 2014, haja reciclagem de 50% deste material. “No caso de Arapongas, significa passar de 160 toneladas/mês atuais para 350 toneladas aproximadamente; plenamente viável, podendo ser atingida em meados do ano que vem”, acrescentou.

O secretário finaliza destacando que a população já está suficientemente esclarecida sobre a importância da reciclagem e a conclusão do PMGRS permite que em curto espaço de tempo, seja publicado o edital para contratação de empresa que pretende realizar esta coleta, 2 vezes por semana na área central e 1 vez nos bairros. Todo material reciclável será integralmente destinado à cooperativa de recicladores (COOPREARA) e ASCAR – Associação de Coletores Ambientais, que realizarão a triagem e comercialização.

O prefeito Beto Pugliese comentou sobre a reunião e disse que não se trata de elaborar o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos apenas como cumprimento de exigências legais, pois é responsabilidade de todos a destinação correta dos resíduos gerados no município, reforçando assim os princípios da sustentabilidade ambiental. “Além disso, a medida fortalece os arranjos produtivos locais, aumenta a vida útil dos aterros sanitários e melhora a qualidade de vida da população, que sempre foi uma das principais metas perseguidas pela nossa administração”, salientou.

A apresentação do diagnóstico e propostas PMGIRS foi feita pelo engenheiro civil Nilo Aihara, da empresa ECOTÉCNICA – Tecnologia e Consultoria, de Curitiba