Facebook Youtube Instagram
Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL CORONAVÍRUS DE ARAPONGAS

Programa Saúde na Escola mobiliza Rede Municipal na luta contra o Aedes Aegypti

EDUCAÇÃO | Em 14/03/2016 às 15h50, atualizado em 14/03/2016 às 16h05 Por Assessoria de Imprensa
A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Educação promoveu entre os dias 7 e 11 de março o Programa Saúde na Escola, que teve como tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes aegypti”.

A ação mobilizou todas as 24 escolas municipais e segundo a secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, o tema deste ano se justifica, pois diante do quadro epidemiológico atual, fica evidente a necessidade de se trabalhar a temática nas escolas, não apenas do Zika vírus e de suas consequências mais graves com o aumento dos casos de microcefalia.

“O controle ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e febre amarela é hoje uma questão de saúde pública relevante e levar o tema para a sala de aula, pode transformar a comunidade escolar em agentes multiplicadores das ações de combate, entre outras vantagens”, justificou a secretária.

Ela acrescenta que, isso ocorre porque a principal motivação do Programa reside na necessidade da comunidade escolar ter acesso a todas as informações necessárias ao combate do Aedes aegypti e a adoção de práticas sanitárias e saudáveis para a manutenção do ambiente escolar e residencial, limpos e seguros, para juntos desenvolver ações para eliminar os focos do mosquito.

“O objetivo é de mobilizar as equipes das escolas, as equipes das unidades de saúde, estudantes, familiares, comunidades, para juntos combater o Aedes aegypti e trabalhar na manutenção de ambientes saudáveis”, disse Elizabete, informando ainda que, "durante uma semana todos agiram em prol de uma causa comum e as escolas realizaram várias estratégias e atividades relacionadas ao tema, reforçando a articulação local entre saúde e educação, Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável".

Elizabete finaliza frisando que para atingir esse objetivo, durante a Semana de Saúde na Escola, foi incentivada a realização de atividades lúdico-pedagógicas que abordassem esse tema com a comunidade escolar, favorecendo o compartilhamento de saberes e práticas e fortalecendo a cidadania e a co-responsabilidade da comunidade local no controle do vetor - Aedes aegypti.

“Pelo que notamos as atividades sensibilizaram a comunidade escolar a manter esse esforço e vigilância ao longo de todo o ano. O que se aprende na escola, se compartilha em casa. A saúde ambiental é responsabilidade de todos”, concluiu.

Para exemplificar as atividades desenvolvidas em toda Rede Municipal de Ensino dentro da Semana da Saúde na Escola, pode se tomar como parâmetro as ações da Escola Municipal Professora Antonica Giroldo Franciosi, que desenvolveu na Semana Nacional de Combate a Dengue o Projeto "Polvito na Escola".

O personagem abordou duas lições,que mesmo com limitações e ocupações todos nós podemos ajudar com a limpeza de nossos quintais e ambiente escolar.

Além de histórias e teatro, os alunos confeccionaram cartazes, paródias,maquetes e vários gêneros textuais.

Para encerrar o projeto a escola fez a entrega de instruções nas caixas de correio de toda a vizinhança escolar e cantaram a paródia "Antonica contra a Dengue"

Alunos da Rede Municipal de Ensino mobilizados contra a dengue
O personagem "Polvito"
Alunos da Escola Antonica: formando multiplicadores no combate a dengue
Mobilização da Escola Municipal Antonio Grassano Junior

ÚLTIMAS NOTÍCIAS






Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/3074_noticia_programa-saude-na-escola-mobiliza-rede-municipal-na-luta-contra-o-aedes-aegypti


Voltar ao Topo do Site