Escola de Pais inicia as visitas semanais na rede de ensino

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 11/03/2016 às 15h20 - Por Assessoria de Imprensa
Esc Dra. Mª Hercília Stawinski
Unidades da rede municipal de Ensino de Arapongas, recebem semanalmente o projeto Escola de Pais da Secretaria de Educação. Nesta quarta-feira, 09, a equipe multidisciplinar do CEMEAR esteve reunida com os pais na Escola Municipal Rural São Carlos, tendo a participação da diretora, professoras e coordenadoras. Nesse ano, a primeira escola a receber a equipe foi a Dra. Maria Hercília Stawinski na zona sul.

Com o objetivo de auxiliar pais de alunos no processo educativo de seus filhos, são realizadas palestras orientativas no contexto da Família e Escola no Desafio Educacional, visando estimular o envolvimento dos mesmos na educação dos filhos para melhora no rendimento escolar. O CEMEAR é um centro multidisciplinar que atende a saúde do aluno e dos professores com profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, pedagogia, psicologia, psicopedagogia e nutrição.

A palestrante Vera Lúcia Mendonça, psicopedagoga e professora, abordou o tema "A importância do vínculo afetivo na construção de limites", recomendando aos pais a missão de orientar desde os anos iniciais, falar não com autoridade, sendo afetuosos e respeitosos, mesmo ao impor limites. "O apoio na educação escolar dos filhos é importante para facilitar o desenvolvimento da criança na rotina do aprendizado e nessa fase inicial, lembrar que educar é pelo exemplo", enfatizou.

A secretária de Educação Elizabete Humai de Toledo, reitera que a educação inicia-se a partir das famílias. “O desempenho escolar do aluno no processo educacional, especialmente no ensino fundamental, depende do apoio dos pais e nossa equipe trabalha de forma a orientar os pais no cotidiano do aluno”, afirmou.

A palestra na escola Dra. Maria Hercília foi ministrada pelo psicólogo Matheus Martins a respeito do tema "Afetividade" o que contribuiu em muito para todos os presentes.

Esc. Rural São Carlos
Esc Dra. Mª Hercília Stawinski