Projeto conscientiza alunos de escolas municipais no combate ao Aedes Aegypti

SAÚDE | Em 23/02/2016 às 15h24, atualizado em 23/02/2016 às 15h25 Por Assessoria de Imprensa
A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação iniciou na segunda-feira, 22, um projeto que irá passar por todas as escolas municipais, tendo por objetivo orientar os alunos e incentivar a adoção de atitudes adequadas no combate ao mosquito da dengue. Equipes do Controle de Endemias realizarão palestras, oficinas e demais atividades a fim de disseminar o conhecimento sobre os cuidados e formas de prevenção contra dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Durante as atividades os alunos participarão de um concurso com o tema “Quem sou eu no combate ao mosquito”. Com base no conteúdo trabalhado, as crianças elaborarão desenhos para a escolha dos mascotes que serão o símbolo da campanha Municipal de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti de Arapongas. O concurso visa estimular a criatividade das crianças, bem como, incentivar a participação das mesmas na luta contra o mosquito da dengue.

Segundo o secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, o concurso irá promover um assunto de extrema importância, gerando a conscientização de toda a comunidade escolar e famílias. “De forma didática os alunos serão orientados sobre os cuidados essenciais para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. A intenção é que esse conhecimento atinja cada vez mais pessoas, e as crianças com certeza influenciarão a adoção de atitudes corretas em seus lares e respectivas comunidades”, frisou o secretário.

Para o prefeito Padre Beffa os alunos irão exercer a cidadania, uma vez que atuarão como agentes multiplicadores das medidas preventivas contra a dengue. “A partir do conhecimento adquirido nossos alunos irão sensibilizar os pais, irmãos, e demais familiares para mudanças de comportamento, promovendo a conscientização”, declarou o prefeito.

Os trabalhos elaborados pelos alunos serão pré-selecionados nas próprias escolas municipais. Cada escola fará a inscrição dos trabalhos selecionados, conforme prazo indicado no cronograma. Uma comissão formada por funcionários e membros da comunidade avaliará os trabalhos inscritos. O resultado deve ser divulgado ao final das atividades, na primeira semana de abril.