Profissionais da urgência/emergência participam de treinamento

SAÚDE | Em 19/02/2016 às 13h21, atualizado em 19/02/2016 às 13h26 Por Assessoria de Imprensa
A Secretaria Municipal de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), com o objetivo de atualizar e preparar os profissionais para melhor atender a população, promove um treinamento para médicos e enfermeiros do UPA e dos 18 horas do município. O treinamento acontece em dois dias, quinta e sexta-feira (18 e 19), e aborda a teoria e a prática da Reanimação Cardiopulmonar, obedecendo as novas diretrizes preconizadas pela American Hearth Association (2015).

Os médicos e enfermeiros foram divididos em duas turmas, de acordo com a escala de plantão. Ao todo, cerca de 70 profissionais da saúde participam do treinamento na sala de Enfermagem da Unopar, aprimorando os conhecimentos, vivenciando técnicas adequadas no atendimento de urgência/emergência.

O treinamento foi ministrado pelos diretores clínicos da UPA e da Urgência e Emergência do Município, Dr. Charles Rissato e Dra. Aline Navarro. Segundo a coordenadora de Enfermagem da UPA, Gisele Ferreira, a capacitação constante das equipes com relação a este tema é fundamental, visto que a parada cardiorrespiratória (PCR) é a situação mais dramática na vida de qualquer indivíduo, de seus familiares e dos profissionais de saúde.

O secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, ressalta que o reconhecimento rápido e correto da PCR é uma das garantias para o sucesso da reanimação cardiopulmonar. “São detalhes diante um atendimento de urgência/emergência que podem salvar a vida do paciente. Por isso, precisamos atualizar e preparar os profissionais de saúde para que eles sintam-se seguros e confiantes para realizar os procedimentos imediatos em tais atendimentos”, frisou o secretário.

Durante o treinamento os profissionais foram orientados para reconhecer e realizar medidas adequadas para retornar o bombeamento da circulação sanguínea, através das compressões torácicas, mesmo antes do médico chegar, além de prestar um atendimento organizado e sistematizado durante todo o atendimento.

O prefeito Padre Beffa parabeniza a iniciativa da Secretaria de Saúde e UPA que com muito empenho têm realizado diversas ações para melhorias no atendimento da Saúde no município. Outros treinamentos de urgência e emergência já estão programados, como o de Síndromes Coronarianas e AVC, com o intuito de consolidar a educação continuada e valorização profissional de nossos servidores, assim como garantir um atendimento de excelência para toda a população.