Arapongas faz mobilização contra a Dengue

SAÚDE | Em 10/02/2016 às 15h11, atualizado em 10/02/2016 às 15h22 Por Assessoria de Imprensa
A Secretaria de Saúde, através do Controle de Endemias, realizou no último sábado uma grande carreata na Avenida Arapongas, como forma de mobilizar a população na luta contra o mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e febre chikungunya.

A ação, segundo o secretário de Saúde, Antonio Garces Novaes Neto, fez parte da campanha “Hora H — Todos contra o mosquito da Dengue”, realizada em nível estadual e mobilizou diversas entidades locais, entre elas o Corpo de Bombeiros, Jeep Clube de Arapongas, Codar e as Secretarias de Educação e Segurança e Trânsito.

Neto ressalta que em nível municipal, a campanha vai continuar focando os imóveis residenciais, induzindo os próprios moradores a vistoriarem seus quintais e eliminarem todo recipiente que possa acumular água e se tornar criadouros do Aedes Aegypti." Isso porque, em cada 20 residências vistoriadas em Arapongas, pelo menos 18 apresentam situação de risco,como água parada", informou o secretário.

Ele acrescenta que, dos quase 56 mil imóveis cadastrados pela prefeitura, cerca de 90% são residências e se cada morador dedicar um dia da semana, para vistoriar e limpar seu quintal, os riscos da dengue podem diminuir consideravelmente."Por isso conclamamos novamente a população a integrar esta guerra contra o mosquito transmissor da Dengue, pois afinal de contas trata-se de preservar sua própria saúde e de sua família", destacou Neto.

Segundo o Controle de Endemias, até a presente data, Arapongas registra 261 notificações de casos suspeitos e seis casos positivos, sendo que 4 deles são importados.

Carreata percorreu a região central da cidade