Secretaria de Saúde divulga resultado do primeiro LIRA de 2016

SAÚDE | Em 15/01/2016 às 14h20, atualizado em 15/01/2016 às 14h30 Por Assessoria de Imprensa
Nesta sexta-feira, dia 15, a Secretaria Municipal de Saúde, apresentou o resultado do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA) de 2016. O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 8 de janeiro e apresentou um índice de 2,4%.

Conforme o secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto este percentual coloca o município em situação de alerta em relação a Dengue, uma vez que neste caso, se leva em consideração os índices de infestação entre 1,0% e 3,9%.

Para Neto, este é um número preocupante que leva Secretaria de Saúde a implementar uma mobilização ainda maior em torno do combate à Dengue, envolvendo tanto os agentes de endemias, como a própria população, que deve se empenhar cada vez mais em ações preventivas a serem adotadas em seu cotidiano, contra a proliferação do vetor da doença.

"Neste caso as ações continuam sendo as mesmas, ou seja, eliminar todo e qualquer objeto que possa acumular água, como vasos, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, pneus e lixo doméstico, diminuindo assim as condições favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue", alertou o secretário.

Segundo ele, os bairros com maiores índices de infestação são o Conjunto Padre Bernardo, Alto da Boa Vista, Palmares, Vila São João, Vila Bernardes, Baroneza, Ulisses Guimarães, Jardim Brasil, Jardim São Cristovão, Jardim Primavera, Parque Industrial I, Jardim Aeroporto e entorno do Cemitério Municipal.

Ele finaliza informando que entre agosto de 2015 e janeiro de 2016 o município de Arapongas registrou um caso positivo de Dengue, sendo que neste mesmo período foram apontados mais 154 notificações de casos suspeitos. A cidade também registrou 1 caso de Zica e 1 de Chikungunya, cujos resultados deram negativo

MOBILIZAÇÃO NO CEMITÉRIO

A Secretaria de Saúde, através do Controle de Endemias promove neste próximo final de semana, uma mobilização visando conscientizar a população da sua importância dentro das estratégias de combate ao mosquito transmissor da Dengue. A ação acontece neste sábado e domingo, a partir das 13 horas na Praça do Cemitério Municipal, com orientações e demais dicas para a população, lembrando que em caso de chuva o evento será cancelado.

A mesma ação vai acontecer durante a semana em diversos bairros da cidade. Confira a agenda e participe:

Dia 18: UBS Tropical a partir das 8 horas e na UBS Triângulo, a partir das 13 horas.
Dia 19: UBS Aeroporto,a partir das 8 horas
Dia 20:Rua Bagageiro no Padre Bernardo, a partir das 8 horas