PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Trabalho sobre saúde da criança e adolescente é destaque na apresentação de experiências das UBS’s

SAÚDE | Em 18/12/2015 às 12h39, atualizado em 18/12/2015 às 12h40 Por Assessoria de Imprensa
A III Mostra de Experiências Exitosas em Saúde da Família “Cuidando da Saúde da Família Araponguense”, contou com a participação de 20 equipes da Atenção Básica, que abordaram suas experiências nas áreas da Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Adolescente, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Saúde Mental e Educação em Saúde.

A apresentação dos trabalhos teve por objetivo valorizar os profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família, onde é o primeiro contato que os pacientes estabelecem com o Sistema Único de Saúde; refletir e estimular mudanças em relação às praticas de saúde a fim de trocar experiências e melhorar o cuidado; divulgar e estimular a multiplicação de experiências inovadoras que contribuam para o fortalecimento da Saúde da Família.

Durante a apresentação das experiências, Dr Francisco Augusto Sella da UBS Colônia Esperança, relatou ser a primeira vez que participa de uma Mostra, sendo que até mesmo os contratempos para escolha do tema a ser abordado geraram aprendizado. “O que ocorre positivamente com isso é a troca de conhecimento de cada local, cada equipe, a troca de experiências. É um trabalho diferenciado, uma vez que cada uma vivencia de forma diferente de outra”, declarou.

Cada equipe teve 15 minutos para apresentação das experiências. Os trabalhos foram avaliados pelo enfermeiro João Roberto de Oliveira - Supervisor do Inst. do Câncer de Londrina, por Mércia Aparecida de Paula — enfermeira coordenadora do PSF da 16ª Regional de Saúde, e pela odontóloga Dra. Aparecida Shiratore, que analisaram os critérios de contribuição e abrangência.

A equipe com a melhor pontuação foi da UBS’s Águias, com a enfermeira Milene Carvalho e a dentista Cristina Laskovski, que apresentaram a experiência sobre Saúde da Criança e Adolescente. O objetivo da equipe foi elaborar diretrizes políticas e técnicas para atenção integral à saúde da criança e do adolescente, apoiando sua implementação no município, visando ainda um total acompanhamento a fim de reduzir comorbidades , bem como, casos de gravidez precoce.

Como prêmio a equipe representará o município no III Congresso Paranaense de Saúde Publica que será realizado nos dias 27 a 30 de junho de 2016 em Matinhos-PR. Sendo inclusos o transporte, a hospedagem e a alimentação.

Em segundo lugar ficou a UBS’s São Bento, com Carlos Eduardo Arruda que apresentou a experiência sobre Saúde Mental, relatando o tratamento de um caso psiquiátrico grave no território de atuação da equipe de Estratégia de Saúde da Família. A experiência apresentou a possibilidade do tratamento quando há comprometimento da equipe, mesmo em casos em que o paciente não adere ao serviço de referência.

O terceiro lugar ficou com a UBS “Clemente Soares” Araucária, com Verediana Horvatich Franzon, que também trabalhou com Saúde Mental, visando a atenção à família do paciente em situação de internação hospitalar psiquiátrica. A experiência teve por objetivo fornecer suporte, apoio e condições para que após a alta do paciente a família tenha condições de envolvimento e participação na continuidade do tratamento do paciente.

O secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, agradece todas as equipes que realizaram suas experiências e apresentaram seus resultados. “Que esta troca de conhecimentos sirva de inspiração e estimulo para todos. Parabenizo todas as equipes pelos excelentes trabalhos apresentados, que com certeza contribuirão de forma significativa para promoção, prevenção qualidade da saúde na Atenção Básica. Resultados importantíssimos que devem ser explorados cada vez mais no dia a dia de trabalho”, declarou.

Para o prefeito Padre Beffa a Saúde do município tem contado com o grande comprometimento dos profissionais. “Um grandioso trabalho realizado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde em diferentes áreas. Isso mostra a dedicação e carinho desses profissionais, que mais que conhecimento técnico precisam ter o dom para lidar com as diversas necessidades dos pacientes. Essas experiências refletirão na saúde preventiva da família araponguense e respectivamente, garantirão o bem estar da nossa população”, concluiu o prefeito.