Equipes das UBS apresentam experiências na Atenção Básica em Arapongas

SAÚDE | Em 17/12/2015 às 12h46, atualizado em 17/12/2015 às 12h48 Por Assessoria de Imprensa
O dinamismo que acompanha a rotina das Unidades Básicas de Saúde - UBS da prefeitura, foi demonstrado na III Mostra de Experiências Exitosas em Saúde da Família "Cuidando da Saúde da Família Araponguenses" - PSF, que aconteceu no dia 11 de dezembro, no auditório do Salão Divino Mestre. As Agentes de Saúde - ACS, auxiliares de enfermagem, enfermeiras, profissionais do Mais Médicos, equipe da Saúde Bucal, médicos da rede municipal, estiveram presentes juntamente com o prefeito, o secretário de Saúde e vereadores que participaram da abertura.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdeir José Pereira (Maringá), elogiou o desempenho da administração, dos profissionais de saúde pela dedicação e empenho e ressaltou a importância do respeito para com todos os envolvidos no setor que realizam um trabalho pela saúde dos araponguenses.

Cumprimentando o prefeito Padre Beffa, autoridades e todos presentes, o secretário de Saúde Antonio Garcez Novaes Neto, destacou os trabalhos realizados na prevenção envolvendo o Outubro Rosa e Novembro Azul, exaltou os esforços do prefeito a respeito das melhorias na saúde. "Eu considero esta Mostra uma prova dos experimentos realizados, porém no próximo vamos ter uma maior que essa; um prazo maior para desenvolver as experiências e um suporte melhor para as equipes. Parabenizo o trabalho que realizaram os quais serão aqui apresentados", ressaltou o secretário.

O prefeito Padre Beffa lembrou da devolução dos valores que a Câmara repassará para o Executivo, o que propiciará o investimento necessário para as obras da Vila da Saúde, junto ao UPA. Ao falar dos repasses ano a ano, realizados pelo legislativo, o prefeito finalizou com valor estimado de 1 milhão e quinhentos mil reais, ressaltando que vê a seriedade dos vereadores presentes. "Vejo vontade de trabalhar pelos araponguenses e a austeridade do legislativo, principalmente do presidente da Câmara", frisou.

Beffa lembrou também do período eleitoral, quando se posicionou como prefeito da Saúde. "Falei que seria o prefeito da saúde. Todos sabiam como estavam as condições da saúde de nossa cidade e eu predisse que alguma coisa precisa ser mudada, e mudou sim. Hoje vocês estão aqui apresentando os trabalhos de onde podem surgir soluções para melhorar as condições de vida e saúde dos cidadãos, que é nossa função. Por isso, meus agradecimentos a todos os profissionais", declarou o prefeito.

Durante a apresentação dos trabalhos das Equipes a mesa de jurados, formada pelo enfermeiro João Roberto de Oliveira - Supervisor do Inst. do Câncer de Londrina e Mércia Aparecida de Paula - coordenadora do PSF, completando com a odontóloga Dra. Aparecida Shiratore — enfermeira coordenadora da Saúde Bucal da 16ª Regional de Saúde, fizeram as avaliações seguindo os critérios de contribuição e abrangência de cada experiência que foi aplicada em cada UBS. A equipe da secretaria municipal deu o suporte necessário para a realização do evento.