Projeto capacita Agentes Comunitários de Saúde no combate à Dengue

SAÚDE | Em 16/12/2015 às 12h42, atualizado em 17/12/2015 às 09h05 Por Assessoria de Imprensa
A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando durante esta semana uma capacitação para agentes comunitários de Saúde, que tem como tema “Como o Agente de Saúde Pode Ajudar na Prevenção Contra a Dengue nas Visitas Domiciliares”.

O treinamento tem como objetivo principal integrar os Agentes de Saúde que atuam no Programa Saúde da Família junto aos agentes de Endemias, que trabalham no controle e combate a Dengue no município.

Para isso, conforme Patrícia Cristina Ferro, da coordenação do PSF, os Agentes Comunitários de Saúde estão sendo capacitados para aprimorar seus conhecimentos em relação a Dengue, visando adaptar a sua rotina de visitas domiciliares, as orientações necessárias à população.

A capacitação consiste de parte teórica e prática. No período da manhã os agentes de Saúde participam de palestras e orientações sobre o tema com Valdecir Pardini, do Núcleo de Vigilância da 16ª Regional de Saúde. Já no período da tarde, eles visitam residências acompanhados por um agente de Endemias e aprendem a identificar possíveis focos do mosquito das Dengue, totalizando 170 profissionais em treinamento.

O secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, elogiou a iniciativa justificando que todos os esforços para barrar o avanço da Dengue são válidos, ainda mais quando busca a integração de duas categorias profissionais muito importantes para este trabalho de campo, que são os Agentes Comunitários de Saúde e os agentes de Endemias.

Conforme o controle de Endemias, desde julho passado que Arapongas não registra nenhum caso positivo de Dengue, todavia a população não deve descuidar, pois com a chegada do verão, aumenta o risco de transmissão de doenças, que têm o mosquito Aedes aegypti como vetor.

Em relação ao óbito registrado nesta semana de um morador da zona rural com suspeita de Dengue Hemorrágica, os primeiros testes não confirmaram a doença.