Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Estradas Rurais de Arapongas - Chuvas e Recesso

AGRICULTURA | Em 14/12/2015 às 15h36, atualizado em 14/12/2015 às 15h51 Por Assessoria de Imprensa
A Secretaria da Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente de Arapongas - SEASPMA vai trabalhar em regime de plantão durante o recesso na prefeitura. Devido o excessivo volume de chuvas, que tem ocorrido nos últimos 50 dias - novembro mais chuvoso em 18 anos, a manutenção cotidiana das estradas rurais esteve prejudicada, só sendo possível atuar de forma paliativa em algumas situações mais graves, visto que os maquinários pesados não conseguem trabalhar com o solo encharcado.

Entretanto, o trabalho de readequação (elevação do leito, drenagem e cascalhamento) da maior parte das estradas municipais, feitas durante o ano, tem evitado problemas de trafegabilidade. As estradas do Orle, Taiuva, Miachi, Araguari, Cetec, Ponte Seca, Mantiqueira, Novo Mundo, parte da do Bule, Bandeirantes, Curador, parte da KM 10, Aliança e algumas outras de menor extensão e fluxo foram as que receberam a atenção este ano e têm suportado bem as fortes chuvas dos últimos dias.

"Três fatores foram decisivos para o bom desempenho dos trabalhos nas estradas rurais: os novos equipamentos adquiridos pela atual gestão, a democratização das decisões sobre as prioridades e o comprometimento da equipe com o trabalho", afirma o secretário da pasta, Vanderlei Sartori.

Três pás carregadeiras, um rolo compressor, cinco caminhões truck e um caminhão pipa foram adquiridos pelo município entre 2014 e 2015. No mesmo período foi criado o Consera - Conselho de Desenvolvimento Rural de Arapongas, que é formado por Emater, sindicatos patronal e de trabalhadores, Secretaria do Meio Ambiente e representantes das comunidades rurais que percorrem, em caravana, as estradas rurais municipais para definirem o roteiro dos serviços a serem realizados. A secretaria reserva para si as decisões sobre os atendimentos emergenciais.

O prefeito Padre Beffa destaca que ao atuar desta maneira democrática e técnica, acaba-se com a antiga prática de favorecimento, atendendo de forma imparcial todas as demandas. “Arapongas conta com 300 km de estradas rurais municipais. Essa forma democrática vem ao encontro das necessidades, pois atende as demandas apontadas pelo próprio Conselho e obedece as normas para manutenção e readequação das estradas”, disse o prefeito.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/2862_noticia_estradas-rurais-de-arapongas---chuvas-e-recesso

Voltar ao Topo do Site