Educação realiza seminário final do PNAIC

EDUCAÇÃO | Em 11/12/2015 às 14h06, atualizado em 11/12/2015 às 14h07 Por Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Educação realizou nesta quinta-feira, 10, o encerramento e seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Em Arapongas, cerca de 120 professores participam das atividades do PNAIC que promoveu encontros semanais. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Em 2015, o foco do PNAIC foi na Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico, envolvendo questões sobre Currículo e PPP, abordando ainda a Língua Portuguesa, a Matemática e as demais áreas do conhecimento. Através dos Projetos Didáticos realizados contemplou todas as áreas, realizando assim um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, conceitos estas discutidos durante o período dos encontros. Este é o terceiro ano de implantação do Pacto no município.

Na oportunidade, a diretora geral de ensino da Secretaria de Educação, Elaine Heringer Vilella da Silva, agradeceu o comprometimento dos professores durante o processo de ensino aprendizagem e projetos do PNAIC. “Com muita alegria concluímos as atividades do PNAIC deste ano, e na certeza que estamos sempre buscando aprimoramento para nos doar ainda mais aos nossos alunos. Obrigada pela participação de todas e aproveito para agradecer de forma especial as coordenadores do Pacto que ministraram com muito empenho os conteúdos propostos durante o ano”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdeir José Pereira, o Maringá, ressaltou a importante missão dos professores. “Parabéns a todos vocês pelo grandioso trabalho no dia a dia das escolas e também pela dedicação nas atividades de aprendizagem propostas. Digo sempre que para ser professor é preciso ter o dom, pois além da grande missão de ensinar, dão conselhos e conscientizam os alunos sobre diversas condutas que influenciam na vida toda”, enfatizou Maringá.

O prefeito Padre Beffa destacou o poder de transformação da Educação na vida do cidadão. “Os problemas da comunidade, sejam econômicos, políticos, sociais são resultado da conduta de cidadãos que não receberam educação e informação durante suas vidas. Cada pessoa precisa estar bem formada e informada para tomar atitudes, principalmente aquelas que influenciam diretamente na vida de toda a nação. Por isso, a grande missão da educação e dos nossos educadores na sociedade. Parabéns a vocês por terem escolhido tão honrosa profissão e por se dedicaram continuamente a essa missão”, declarou o prefeito.