Dados apontam grande participação da comunidade nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul em Arapongas

SAÚDE | Em 11/12/2015 às 10h06, atualizado em 11/12/2015 às 14h43 Por Assessoria de Imprensa
A Secretaria de Saúde divulgou os números de exames, consultas e participação da comunidade nas palestras realizadas durante as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. Os dados apontam que a população aderiu ao objetivo das duas campanhas, participando das atividades propostas e promovendo a conscientização em diferentes regiões do município.

O secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, ressalta que o objetivo principal era disseminar informações sobre a prevenção e cuidado da saúde da família, destacando que tal meta foi alcançada graças ao comprometimento dos profissionais de saúde.

“Foram dois meses de conscientização, orientação e cuidados especiais pensando na saúde da família. A mobilização no Outubro Rosa já era tradição no município, mas neste ano o objetivo foi envolver toda a família. Por isso, foram propostas várias atividades durante o mês de outubro e também no Novembro Azul, mês da saúde do homem. As duas campanhas foram muito gratificantes, pois contamos com grande participação da comunidade e com o comprometimento dos profissionais de saúde, que com muito esmero tornaram esses resultados possíveis”, declarou o secretário.

Durante a campanha Outubro Rosa foram realizadas 517 mamografias e mais 1.267 foram agendadas. Houve encaminhamento de 15 pacientes para o Centro de Oncologia do João de Freitas. Foram realizadas 45 consultas no CAF, das quais 73 procedimentos foram realizados entre colposcopia, biopsia, preventivos, cauterizações e retiradas de pólipo. Dentre as palestras, seis foram realizadas em empresas do município e seis no CISAM, com coleta de CO em cinco empresas e atendimento de enfermagem.

O Centro Integrado da Saúde da Mulher realizou ainda 492 preventivos durante o mês de outubro, contando com duas noites de plantão de atendimento. O Programa Saúde da Família realizou a coleta de 1.132 preventivos durante a Campanha Outubro Rosa.

Na campanha Novembro Azul cerca de 800 pessoas participaram das palestras, realizadas pelas UBS, e da passeata. Até o dia 30 de novembro foram realizados 751 testes de PSA. Durante os plantões realizados nos três 18 horas, com atendimento médico, odontológico, entre outros, 488 pessoas foram atendidas. Ainda durante a campanha foram realizadas 39 USG e no dia 28 de novembro foram 30 consultas com urologista de pacientes com USG alterada.

O prefeito Padre Beffa parabeniza a ação da Secretaria de Saúde e reforça a importância da população estar atenta à saúde e buscar a prevenção. “Uma ação louvável dos profissionais de saúde, pois promoveu a conscientização e prevenção de muitas famílias. As campanhas são de extrema importância pois despertam a atenção da comunidade, promovendo de fato, a saúde preventiva. Lembrando que o cuidado com a saúde deve ser contínuo e a população deve fazer exames periodicamente”, concluiu o prefeito.