Prefeitura inaugura mais um Centro Municipal de Educação Infantil

EDUCAÇÃO | Em 08/12/2015 às 16h28, atualizado em 08/12/2015 às 16h36 Por Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Educação inaugurou nesta terça-feira, 08, mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), desta vez no Jardim Caravele, próximo ao UPA 24 horas. O CMEI “Primeiros Passos” inaugurado nesta tarde, atenderá 150 crianças em idade de 0 a 5 anos, sendo berçário e pré-escolar. A obra contou com investimento de R$ 1.455.000,00, recursos provenientes do FNDE, e contrapartida do município de R$ 418.249,28.

Os Centros Municipais de Educação Infantil tem como proposta integrar as atividades educacionais e cuidados essenciais para o desenvolvimento das crianças. Proporcionando, além de um abrigo para as crianças enquanto os pais trabalham, um local para a educação de qualidade, estimulando potencialidades e sendo então, um mediador na construção da identidade e autonomia das crianças.

Durante a cerimônia de inauguração a secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, agradeceu o empenho de todos os profissionais da Educação, o prefeito Padre Beffa pelo apoio inestimável e a presença de todos os pais.

“Que esse CMEI seja de fato os “Primeiros Passos” das nossas crianças, que aqui elas trilhem o caminho do saber nesse processo de aprendizagem integral, desenvolvendo aspectos físicos, psicológicos, cognitivos, intelectual e social. Espero que os pais estejam sempre presentes e participem desse processo de descoberta junto aos filhos”, declarou a secretária.

Ela acrescentou ainda que o CMEI “Primeiros Passos” já funciona desde o segundo semestre deste ano. “Vale lembrar que algumas crianças já estão sendo atendidas aqui no CMEI desde julho, atendendo as necessidades emergenciais da região”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdeir José Pereira, o Maringá, participou da cerimônia e ressaltou a importância do CMEI na região, que atenderá uma importante demanda da população.

“Parabéns à administração e à Secretaria de Educação por tornar possível o funcionamento deste CMEI, pois sabemos que mais desafiador do que construir uma grande obra é fazer acontecer e manter a atividade proposta do local. É preciso além de profissionais, alimentação, entre outros, que tornam possível o atendimento às crianças”, destacou o presidente da Câmara.

“Que alegria inaugurar dois CMEI’s em oito dias”, declarou o prefeito Padre Beffa durante seu pronunciamento. “Agradeço o empenho de todos que trabalharam incansavelmente para colocar em funcionamento essa grande estrutura. Estamos imensamente felizes, pois mais uma região é contemplada com essa tão importante obra que atende o desenvolvimento das crianças e suas famílias”, afirmou.

O prefeito ressaltou ainda mais uma importante obra que deverá ser iniciada em breve na região. “Já foi licitada nessa semana a obra que resultará na Vila da Saúde com a construção do um Pronto Atendimento Infantil, um Laboratório de Análises Clínicas e uma Farmácia 24 Horas, onde funciona atualmente o UPA 24 horas. Uma importante obra que será viabilizada graças a devolução de dotação orçamentária da Câmara de Vereadores, no valor de aproximadamente R$ 1.5 milhão”, enfatizou o chefe do executivo.

Ainda em seu pronunciamento o prefeito destacou os recursos viabilizados pelo governo Federal para a construção da Super Creche, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Pró-Infância.

O CMEI “Primeiros Passos” conta com a estrutura de 08 salas de aula, 04 banheiros, sala de informática, biblioteca, 02 sanitários infantis, fraldários, pátio coberto, parque infantil, refeitório, 02 sanitários com acessibilidade, 02 vestiários para funcionários, play ground, secretaria, sala da direção e lavanderia.