PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Arapongas zera fila de espera para cirurgias eletivas de catarata

SAÚDE | Em 08/12/2015 às 15h52, atualizado em 08/12/2015 às 15h54 Por Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Saúde realizou neste sábado, 05, o segundo mutirão de cirurgias de catarata. Ao todo, 201 pacientes com problemas oftalmológicos, especificamente catarata foram encaminhados para inclusão no mutirão.

Segundo a gerente do Centro de Especialidades Jaime de Lima, Maristela de Assis Chagas, os dois encaminhamentos, um no dia 21 de novembro e outro neste sábado, 05, zeraram a fila de espera para cirurgias de catarata, possibilitando assim, um rápido atendimento para os novos casos que forem apresentados junto a Secretaria Municipal de Saúde.

“Os pacientes, numa primeira etapa, foram avaliados por equipe multidisciplinar do Hoftalon - Londrina, composta por oftalmologistas, cardiologistas, laboratórios, para posterior encaminhamento para o procedimento cirúrgico”, explicou a gerente.

Ela acrescenta ainda que dentre os casos, além do problema catarata resolvido com a cirurgia, foram diagnosticados alguns pacientes que serão encaminhados para tratamentos em diversos ambulatórios relacionados a problemas oftalmológicos.

Entre os paciente que foram encaminhado para o Hoftalon neste sábado, Diamantino Ferreira, relata o atendimento prestado à ele e sua esposa. “Um atendimento rápido e com muita atenção. Estamos muito felizes”, disse.

O prefeito Padre Beffa e o secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, acompanharam o encaminhamento dos pacientes neste sábado, 05, e destacam que esse atendimento também contemplou os pacientes do Lar São Vicente de Paula.

De acordo com o secretário, o Hoftalon agendará as cirurgias para o município de Arapongas num total de 15 em 15 pacientes, possibilitando assim, o transporte para esses pacientes pelo Município de Arapongas.

“Uma ação de extrema importância para a população que aguardava com ansiedade por essa cirurgia eletiva. Lembrando que recebemos diariamente várias solicitações de novas cirurgias e com autorização da 16º Regional de Saúde de Apucarana, continuamos trabalhando incansavelmente a fim de proporcionar qualidade de vida aos araponguenses”, frisou o secretário.

O prefeito Padre Beffa ressaltou a importante ação da Secretaria de Saúde. “Que tamanha alegria ver tantas pessoas sendo encaminhadas para a cirurgia eletiva de catarata. A mudança na vida de quem passa por esse procedimento cirúrgico é imensurável e, é possível ver a felicidade de cada paciente que foi encaminhado para o tratamento”, declarou o prefeito.

Vale lembrar que em muitos casos, mesmo após a cirurgia, o paciente precisa utilizar os óculos, que são ofertados pelo município através de uma parceria com o CISVIR, que disponibiliza a entrega do mesmo sem custo ao paciente.