Prefeito Padre Beffa recebe comitiva da Fazenda da Esperança

ADMINISTRAÇÃO | Em 04/12/2015 às 16h05, atualizado em 04/12/2015 às 16h08 Por Assessoria de Imprensa
O prefeito de Arapongas, Padre Beffa, recebeu em seu gabinete na tarde de quinta-feira (03), o Bispo Dom Celso Antônio Marchioli, juntamente com o decano do decanato Centro Norte Padre Rui Fernando de Oliveira Santos, Pe. Vanderlei dos Santos Amorim e uma comitiva de representantes da Fazenda da Esperança, onde estiveram analisando a possibilidade da implantação de uma Comunidade Terapêutica no município de Arapongas.

A Fazenda da Esperança acolhe pessoas com idade entre 15 e 45 anos, que deseja livremente se recuperar de drogas, álcool e tantos outros tipos de vícios. É necessário entrar em um processo pedagógico de 12 meses de duração de tratamento. Quem pretende enfrentar esse desafio dá o primeiro passo mediante uma carta escrita de próprio punho, manifestando os motivos da sua vontade de buscar vida nova.

“A Fazenda é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de prevenir, tratar e reinserir dependentes químicos na sociedade e no mercado de trabalho”, explicou Paulo César Rodrigues, responsável regional da Fazenda da Esperança, residente na Fazenda de Casca -RS.

A base do tratamento é trabalhar a disciplina e espiritualidade dos internos através de atividade ocupacionais. “Nosso foco é melhorar a autoestima deles e desenvolver suas potencialidades, mostrando que são capazes de executar trabalhos para, futuramente, serem aproveitados pelo mercado. Muitos chegam num grau de ansiedade muito elevado, causado pela abstinência, então as atividade ocupacionais são a melhor forma de combater isso.”, afirma ainda Paulo César.

O prefeito juntamente com o secretário de governo, Alcides Livrari Junior e o diretor de Patrimônio, Armando Perugini acompanharam a comitiva em um terreno do município de 7 alqueires, onde analisaram a possibilidade de construir a sede da fazenda no município.

Segundo Paulo César Rodrigues a propriedade corresponde às necessidades da entidade, já que possui área para cultivo e espaço para trabalhos terapêuticos. “A propriedade atende a todos os requisitos da Fazenda da Esperança”.

A Fazenda ainda se baseia no tripé de espiritualidade, trabalho e convivência e um dos objetivos é manter a unidade com a renda do trabalho dos próprios internos. Tudo o que for produzido no local, pode ser oferecido à população.

O próximo passo será do executivo araponguense, com a elaboração de um projeto de lei que deverá passar pela Câmara Municipal para a doação da área do município para a instituição.

O prefeito Padre Beffa, acredita que a construção da unidade será um ganho não só de Arapongas, mas de toda região. “Entendemos que o enfrentamento às drogas é uma tarefa que deve mobilizar o poder público e as outras instituições, como a Igreja, que já faz esse trabalho que é uma referência para o mundo”, declarou o prefeito. Ele acrescentou ainda que a instalação desse serviço complementa a política pública planejada, tendo em vista o funcionamento do CAPS AD.

O Bispo Dom Celso Antônio Marchioli durante seu pronunciamento enalteceu a iniciativa do poder público na pessoa do prefeito Padre Beffa ficando ainda emocionado pois acredita ele, ser uma resposta de Deus aos seus anseios de longa data.

“Quis a Providência Divina que esta conquista viesse em tempo oportuno. Esta realização vem ao encontro dos anseios de toda a comunidade de Arapongas e região, por isso fico imensamente grato ao prefeito pelo esforço e disponibilidade. É importante que se diga que esta conquista só atingirá seus objetivos se tiver o apoio maciço de toda comunidade, das igrejas, empresários, clubes de serviços, entre outros”, concluiu o Bispo.

História

Fazenda da Esperança — É uma associação de fiéis reconhecida pela Igreja Católica, que trabalha em diversos campos sociais, mas o principal é a recuperação de jovens dependentes químicos. A obra nasceu em 1992, na cidade paulista de Guaratinguetá, sob a coordenação do frei Hans Stapel.

A Família da Esperança tem 113 unidades espalhadas pelo Brasil e em mais 17 países, dentre eles México, Alemanha, Filipinas, Itália entre outros. No Paraná existem hoje três Fazendas da Esperança, sendo na cidade de Ibiporã, Toledo e Jandaia do Sul, todas de internação masculina.

O trabalho ganhou mais visibilidade em 2007, quando o então Papa Bento XVI teve um encontro com os jovens, em Guaratinguetá, durante visita ao país.

Três anos depois, o Vaticano reconheceu a Fazenda da Esperança como uma “Associação Internacional de Fieis”. Em Guaratinguetá, atualmente, há três comunidades terapêuticas da Fazenda, sendo duas masculinas e uma feminina que atendem 350 jovens. Após terminar o tratamento, que dura um ano, a Fazenda oferece a possibilidade ao jovem de permanecer como voluntário ajudando outros internos no processo de recuperação.