Projeto nutricional da rede municipal de ensino aborda alimentação adequada

EDUCAÇÃO | Em 04/12/2015 às 15h24, atualizado em 04/12/2015 às 15h26 Por Assessoria de Imprensa
As nutricionistas da Secretaria de Educação, Cibele Recco Vendrametto e Viviane Arakawa Futata, desenvolveram o projeto "MERENDA EM AÇÃO". Segundo as nutricionistas o objetivo do projeto é implantar a educação nutricional, com a finalidade de incentivar hábitos alimentares mais saudáveis e diminuir o desperdício de alimentos durante as refeições, assegurando a melhora do estado nutricional de cada aluno, como também despertar o prazer em se alimentar corretamente.

As atividades foram realizadas durante quatro meses com os alunos do ensino fundamental de período integral da rede Municipal de Ensino de Arapongas através de palestras educativas, cartazes e vídeos com os seguintes temas: Alimentação Saudável; Escolha Adequada dos Alimentos; e Desperdício de Alimentos. "A escola é um dos melhores locais para a promoção da educação nutricional, principalmente no período integral onde as crianças permanecem o dia todo", destacam as nutricionistas.

Um dos destaque do projeto é a formação de grupo de alunos para compor os "Patrulheiros da Alimentação" que teve como função orientar os colegas a não deixar sobras nos pratos. Quando havia sobras, os patrulheiros incentivavam os colegas a terminarem de comer aquilo que foi colocado no prato, orientando o aluno a ser mais respeitoso com os alimentos.

As diretoras das escolas relataram que os patrulheiros foram de extrema importância para a conscientização de outros alunos ao não desperdício, e além disso ajudaram a observar o comportamento dos colegas organizando filas na hora das refeições e mantendo as mesas mais limpas, criando um ambiente tranquilo para realizarem as refeições.

Ao final do projeto, as escolas fizeram uma exposição dos trabalhos realizados, bem como apresentações de teatros, jogral, poesias e danças com os temas "Alimentação Saudável", "Desperdício de Alimentos" e " Sistema Digestivo".