PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

SEASPMA segue a todo vapor com serviços de limpeza e roçagem em Arapongas

MEIO AMBIENTE | Em 03/12/2015 às 16h37 - Por Assessoria de Imprensa
Frentes de trabalho da Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente - SEASPMA têm atuado em várias regiões do município com ações de roçagem, capina e limpeza em sarjetas e meio fios, visando a higiene, saúde e segurança da população.

De acordo com as equipes da secretaria, a ocorrência constante de chuvas, seguida de temperaturas altas nos últimos dias, têm favorecido o crescimento do mato e diversos tipos de gramíneas, ocasionando a necessidade de retorno, em curto espaço de tempo, das frentes de trabalho em vários locais. Diante desse aumento da demanda, a SEASPMA pede a colaboração da comunidade para que cuidem da limpeza e roçagem das suas calçadas, pois conforme legislação vigente esta limpeza é de responsabilidade do proprietário.

“A Secretaria tem se empenhado para resolver os casos emergenciais de mato excessivo nas sarjetas e meio fios. Porém, precisamos da colaboração da população na conscientização e na limpeza das calçadas. Vale lembrar que a comunidade é também uma grande aliada da prefeitura na fiscalização, já que através das informações dos próprios moradores é possível verificar terrenos em estado de abandono”, frisou o secretário da SEASPMA, Vanderlei Carlos Sartori Junior.

Ele ainda ressalta que a prefeitura é responsável pela limpeza dos terrenos públicos, sendo que terrenos particulares são de responsabilidade do proprietário, conforme determina a lei nº 3.265/2005, de 29-12-2005 e o Decreto nº 063/2006, de 30-01-2006. “Devido a situação de determinados terrenos - mato e lixo - a possibilidade de proliferação de doenças aumenta. Por isso, pedimos aos proprietários uma maior atenção com os terrenos baldios”, destacou o secretário.

Os terrenos com problemas estão sendo vistoriados pela equipe da SEASPMA que, ao confirmar a denúncia de lixo ou mato, emite uma notificação ao proprietário para que seja realizada a limpeza, dentro do prazo legal de 15 dias. Em conformidade com a lei, após este prazo o município pode executar o serviço e realizar a cobrança do mesmo, acrescida da multa no valor de R$ 1.964,40, pelo não cumprimento da legislação. Estes débitos serão oportunamente lançados no carnê de cobrança do IPTU.

Central da Merenda - Pombas x Lori - antes
Central da Merenda - Pombas x Lori - depois