Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Controle de Endemias reforça trabalho preventivo

Saúde | Em 14/08/2012 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Controle de Endemias fez trabalho preventivo no Cemitério
O Controle de Endemias continua fazendo um trabalho preventivo no Cemitério, em relação a presença de vasos de flores, que podem se tornar criadouros do Mosquito Transmissor da Dengue . A última mobilização neste sentido aconteceu no Dia dos Pais, onde uma equipe fica postada na entrada do Cemitério impedindo a entrada destes vasos, principalmente os que vêm embalados com papel celofane ou embalagem plástico.

Conforme Aparecida de Oliveira, coordenadora do Programa de Controle da Dengue, este trabalho vem sendo realizado há 3 anos e já se tornou uma rotina. “No início houve muita rejeição da população, mas agora a maioria já se conscientizou, inclusive alguns já retiram os enfeites de celofane antes mesmo de serem abordados pelos agentes”, acrescenta. Ela também ressalta que os resultados são ótimos, pois antes da medida ser implantada, o Programa recebia muitas reclamações de moradores próximos ao Cemitério, sobre a presença de mosquitos. ”Hoje o índice da região diminuiu e não temos mais reclamações”, destacou Aparecida.

Até agora o município esta com 83 notificações de casos suspeitos de Dengue, sendo confirmados dois casos positivos, de duas pessoas que viajaram para fora e voltaram com sintomas da doença. “Em comparação ao ano de 2011, tivemos uma diminuição de 85% dos casos suspeitos”, diz a coordenadora, alertado que mesmo assim, o trabalho continua, pois a qualquer momento pode mudar, visto que municípios próximos continuam tendo casos positivos. ”O tempo está seco, mas os ovos do mosquito resistem até 1 ano sem água, e a única maneira de se prevenir é eliminar dos quintais todo objeto que possa se tornar um foco de criação do mosquito”, disse Aparecida.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/278_noticia_controle-de-endemias-reforca-trabalho-preventivo

Voltar ao Topo do Site