Prefeitura restaura prédio da antiga Estação Ferroviária

OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO | Em 16/11/2015 às 13h05, atualizado em 16/11/2015 às 13h20 Por Assessoria de Imprensa
A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Obras, informa que estão em andamento as obras de restauração da antiga Estação Ferroviária de Arapongas, atingida por um incêndio em setembro deste ano, que acabou consumindo cerca de 40% da estrutura do prédio.

Conforme o secretário de Obras, Pedro de Marco, já está sendo finalizado a limpeza do local e dado início aos preparativos para a recuperação da estrutura de cobertura. “Concluído este trabalho (limpeza e telhado), vamos iniciar a reforma do sistema de eletricidade e outras obras de acabamento necessárias para deixar o local em bom estado até no mais tardar no final deste ano, sem alterar suas características arquitetônicas”, explicou o secretário.

O prefeito padre Beffa esteve no local e destacou a importância das obras de restauração da antiga Estação Ferroviária de Arapongas, pois se trata de um importante patrimônio cultural e histórico da cidade.”Esta é uma obra prioritária e vamos deixar o local completamente recuperado para a comunidade, levando em consideração principalmente sua importância, dentro da história da formação de nosso município”, justificou o prefeito.

A Estação Ferroviária de Arapongas foi inaugurada em janeiro de 1941, por ocasião da chegada do primeiro trem na cidade. O prédio funcionou como estação de passageiros até meados da década de 60, sendo reativado como Museu Histórico em 1977, na ocasião do 30º Aniversário de Arapongas.