Alunos da rede municipal são premiados no encerramento do Projeto Encontro Literário

EDUCAÇÃO | Em 13/10/2015 às 13h45, atualizado em 13/10/2015 às 13h50 Por Assessoria de Imprensa
A Secretaria de Educação em parceria com a Cooperativa Integrada realizou na última sexta-feira, 09, o encerramento do Projeto Encontro Literário - Monteiro Lobato, que tem como objetivo estimular o hábito de leitura nas crianças. Durante este ano os alunos de cinco Escolas Rurais participaram do projeto e ao final elaboraram uma redação, onde as melhores foram premiadas.

Segundo a secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, o projeto despertou nas crianças o amor pela literatura, mobilizando as escolas rurais do município. “Sentimos o grande envolvimento dos alunos e professores com o projeto literário. Além do aprendizado imensurável, nossas crianças se apaixonaram pelas obras literárias e com certeza esses alunos serão movidos por essa descoberta durante toda a vida escolar”, declarou a secretária.

Entre as ações realizadas, as palestras feitas pelo estudioso do autor, o engenheiro agrônomo Léo Pires, buscaram o despertar das crianças pela leitura e o senso crítico, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente.

No total 200 alunos participaram do projeto, sendo das Escolas Rurais São Carlos, Duque de Caxias, José Monteiro, Colônia Esperança e Aricanduva. Durante o encerramento do programa, além da premiação, houve ainda uma apresentação de teatro de bonecos com o grupo Viagem à Fantasia da Secretaria da Cultura, Lazer e Eventos.

As melhores redações foram selecionadas pelo estudioso Léo Pires. Entre os 3º anos das cincos escolhas participantes o premiado foi o aluno Fernando Lauriano Nascimento da Escola José Monteiro. A aluna Emily Pascolino Pereira, também da Escola José Monteiro, teve a melhor redação dos 4º anos. E dos 5º anos a ganhadora foi Rafaelle de Paulla da Silva, da Escola Colônia Esperança. Os relatos elaborados pelas professoras também foram avaliados, sendo Elisabete Ribeiro Barbieri, professora da Escola Aricanduva a vencedora do concurso.