Recuperação da Estrada da Aliança atende moradores locais e comunidades rurais

AGRICULTURA | Em 02/10/2015 às 14h10, atualizado em 02/10/2015 às 14h18 Por Assessoria de Imprensa
As estradas rurais de Arapongas estão recebendo atenção especial da administração atual, através da Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA), que vem operando dentro de normas técnicas, favorecendo, assim, uma vida útil muito maior para as estradas municipais. .

O Secretário Vanderlei Carlos Sartori Júnior, que responde pela pasta, mantém um cronograma de trabalho com sua equipe que só não é cumprido quando as condições metereológicas não permitem. "Todo trabalho realizado tem um olhar técnico da equipe que mapeia e executa os projetos dentro das normas vigentes. O resultado é que ao implementar as condições corretas no trato com o escoamento das águas pluviais, as estradas tem maior durabilidade, sem processos erosivos, favorecendo o morador local no seu deslocamento até a cidade,o tráfego pesado dos ônibus escolares e do escoamento da produção", argumentou Sartori.
De acordo com essas e outras demandas da zona rural, o prefeito Padre Beffa orienta as ações a serem executadas pelas secretarias afins. "No meio rural há solicitações urgentes e mesmo demandas que precisam de soluções técnicas adequadas. Atender o produtor é um dever da administração, procurando fazer as intervenções corretas no intuito de facilitar a vida dos moradores e dos que trabalham com as atividades agrícolas", salientou o prefeito.
Na estrada da Aliança, que tem seu início na PR 444 e vai até a Estrada do Orle, com 14 quilômetros de extensão, foi feito o cascalhamento, a elevação do leito nos trechos rebaixados, a implantação dos chamados bigodes para contenção das águas das chuvas, foram refeitos os acessos às vias transversais e entradas das propriedades.

Os moradores do trecho, bem como, os que transitam pela Estrada da Aliança, aprovaram o trabalho executado, lembrando que antes das melhorias o tráfego em dias de chuva era complicado, levando até a alguns desistirem de fazer este trajeto.
Mário Gomes Molina, que usa a estrada todos os dias, destacou que ela é bem movimentada, por conta do Projeto Esportivo Laranja Mecânica, das muitas chácaras existentes e o ônibus escolar que transita quatro vezes por dia. "Foi uma obra bem feita, com tecnologia boa, incluindo a forma das lombadas e o escoamento. Mudou da água para o vinho. O benefício é notório, só não pode descuidar. Após a primeira chuva o ideal é repassar para manter a compactação. A conservação e o acompanhamento tem que ser feito, pelo menos uma vez ao ano", enfatizou Molina.

Luiz Henrique de Oliveira, Treinador de cavalos, mantém um haras de treinamento há quatro anos em atividade, na propriedade localizada num dos braços da estrada. "A estrada da Aliança estava em péssimas condições. Se não tivessem arrumado não teria como transitar, especialmente quando chovia. Com as elevatórias que foram feitas já podemos ficar mais tranquilos, sem preocupação com as condições do tempo".

Silvio Volpato, 61 anos e morador há 60 anos da região, disse que já fazia bem uns oito anos que a estrada não tinha manutenção. "Acompanhei o serviço. No começo achei que a estrada ia ficar estreita mas ficou bom, empedrou bem empedradinho, o rolo fez a compactação, foi uma beleza. Foi feito os bigodes, as rampinhas para tirar a água da estrada e jogar para a roça. Não pode deixar a água entrar na estrada, porque daí acaba mesmo. O certo é isto mesmo tirar, a água da estrada e os bigodes fazerem a função de segurar; prá durar muito mais e prá que a estrada fique sempre boa para transitar", explicou Volpato.

Cascalhamento, elevatórias e acessos refeitos transfomaram a estrada
João Paltanin, o filho André e a avó Erotildes, moradores da Água da Ilha
Luiz Henrique de Oliveira - treinador de cavalos