Prefeitura contabiliza perdas com incêndio da antiga Estação ferroviária

CULTURA | Em 18/09/2015 às 17h02, atualizado em 18/09/2015 às 17h12 Por Assessoria de Imprensa
A prefeitura de Arapongas, através das secretarias de Obras e Cultura, já contabiliza as perdas com o incêndio que consumiu cerca de 40% da estrutura do prédio da antiga Estação Ferroviária de Arapongas, na madrugada desta sexta-feira, dia 18.

Conforme a Guarda Municipal, o incêndio teve início por volta das 4 horas da manhã em uma sala onde estavam depositados sobras de materiais, após a mudança recente do Museu de História e Arte de Arapongas (MAHRA), que funcionava no local até meados de julho passado. "As causas prováveis do incêndio estão sendo levantadas pela Polícia Científica de Londrina, sendo que o resultado deverá ser divulgado brevemente", informou o secretário de Segurança, Antonio Aparecido de Oliveira.

Segundo a secretária de Cultura, Édina Kummel, o incêndio foi um fato lastimável, que deixa entristecido os meios culturais da cidade, pois o prédio da antiga Estação Ferroviária é considerado um importante patrimônio histórico e cultural. “Por sorte todo o acervo do MAHRA já havia sido transferido para suas novas instalações na antiga prefeitura, mas mesmo assim fica a tristeza de vermos consumido pelo fogo parte de nossa história”, comentou a secretária.

Conforme a historiadora Naici Vasconcelos, a Estação Ferroviária de Arapongas foi inaugurada em janeiro de 1941, por ocasião da chegada do primeiro trem de passageiros na então localidade de Arapongas, que era apenas um amontoado de cabanas em meio a mata fechada, cortada pela linha de trem. “O prédio funcionou como estação de passageiros até meados da década de 60, sendo reativado como Museu Histórico em 1977, na ocasião do 30º Aniversário de Arapongas”, informou.