Cismel faz lançamento do Protejo em Arapongas

Segurança | Em 29/06/2012 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Lançamento reuniu representantes dos municípios do Cismel
O Consórcio de Segurança Pública e Cidadania (CISMEL) lançou nesta sexta-feira, 29, em Arapongas, o Programa Protejo - Projeto de Proteção de Jovens em Território Vulnerável, que vai beneficiar 983 jovens nos 10 municípios que integram o Cismel e faz parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O prefeito de Arapongas e presidente do Cismel, Beto Pugliese, destacou mais uma vez as ações integradas do Consórcio para implantação de um modelo diferenciado de enfrentamento da criminalidade, que prioriza a prevenção, tendo como foco jovens na faixa de 18 a 24 anos.”Também não podemos esquecer a importância do Protejo para promover a formação cidadã e inclusão social destes jovens, evitando seu envolvimento com a violência e a criminalidade”, disse.

O coordenador Nacional do Protejo Neri da Costa, informou que o convênio assinado entre o Cismel e o Ministério da Justiça para implantação do Protejo, prevê a aplicação de recursos na ordem de R$ 3.5 milhões nos municípios jurisdicionados. “Organizarmos as ações agora vamos implementar este importante programa, que além de oferecer opções de inserção na sociedade, desempenha papel fundamental na formação cidadã destes jovens”, destacou o coordenador.

Ele finalizou acrescentando que o Protejo é um importante aliado da sociedade na luta contra o crescimento da criminalidade juvenil, pois de acordo com estatísticas, jovens estão envolvidos em 80% dos assassinatos no país e representam 60% da população carcerária brasileira, que hoje totaliza 450.000 detentos.

Também participaram da solenidade ocorrida no Anfiteatro Oduvaldo Viana Filho, o vice-prefeito Jair Milani, o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Onofre, o secretário de Segurança,Major Arduin, prefeitos dos municípios que compõem o Cismel e demais autoridades convidadas e representantes de segmentos da sociedade.

Autoridades fazem o lançamento oficial do Protejo
Prefeito e presidente do Cismel , Beto Pugliese
Coordenador Nacional do Protejo Neri da Costa
Público presente na solenidade de lançamento