Centro Pop muda a realidade de pessoas em situação de rua

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 10/09/2015 às 16h48, atualizado em 10/09/2015 às 16h49 Por Assessoria de Imprensa
Trabalho de garantia de direitos, voltado para a promoção do ser humano com dignidade é lema da Secretaria Municipal de Assistência Social. E entre outras atividades desenvolvidas ao longo dessa gestão, no início de 2015 foi inaugurado o Centro POP de Arapongas (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), que vem atendendo essa população proporcionando dignidade e garantia dos direitos.

“Surpreendemos quando visitamos o local, ao ver cada pessoa em situação de rua higienizado, alimentado, sendo atendido em suas necessidades básicas, não somente nestas, mas principalmente no seu direito de cidadania, onde são encaminhados para refazer sua documentação, para cursos profissionalizantes, ou ainda ao mercado de trabalho”, declara a secretária de Assistência Social, Carmen Astuti Bertasso. Ela ainda fala sobre a parceria contínua com a Secretaria Municipal de Saúde, realizando encaminhamento médico, odontológico e ao CAPS AD (recuperação do uso abusivo de substâncias psicoativas ou álcool).

Entre as atividades no Centro Pop, a confecção de tapetes que ocorrem com o auxílio de uma instrutora e matéria prima doada de empresas. Durante as oficinas a pessoa em situação de rua pode, não somente aprender a fazer o tapete, mas confeccioná-los para vendê-los posteriormente, contribuindo financeiramente.

O prefeito Padre Beffa parabeniza as ações realizadas no Centro Pop, enaltecendo o atendimento prestado pela equipe de trabalho do local. “O Centro Pop tornou-se uma unidade representando um espaço de referência para as pessoas em situação de rua em nosso município para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, proporcionando vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso a organização, a mobilização e a participação social”, enfatizou o prefeito.

No Centro Pop são realizados trabalhos grupais com a assistente social, exibição de filmes, músicas e ainda a comemoração de datas festivas, onde as diretoras da assistência social estiveram presentes e confraternizaram com eles, em um clima de alegria, respeito e harmonia. O que marca o estilo de trabalho que tem sido desenvolvido junto a essa população.