Parquímetro para estacionamento rotativo em Arapongas é apresentado na reunião do GGIM

TRÂNSITO | Em 25/08/2015 às 16h41, atualizado em 25/08/2015 às 16h43 Por Assessoria de Imprensa
Durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), na manhã desta terça-feira, 25, representantes da empresa Caiuá apresentaram o parquímetro que deverá ser implantado no centro da cidade, para o retorno do estacionamento rotativo em Arapongas. Na ocasião detalhes sobre a instalação das máquinas foram discutidos, tais como, a tarifa do estacionamento rotativo, formas de pagamento, tempo máximo de permanência na vaga, fiscalização, orientações na utilização do parquímetro, entre outros.

De acordo com a empresa responsável pelo estacionamento rotativo, o parquímetro que será instalado em Arapongas é similar ao que é utilizado em Londrina, sendo uma versão mais moderna, a qual permite o monitoramento através da placa do veículo, já que possui teclado para cadastro dos números da placa no momento da compra. E ainda possibilita a restituição do tempo não utilizado quando pago via cartão, ou seja, o condutor que optar pelo pagamento com o cartão do estacionamento rotativo e selecionar um período de tempo superior ao que realmente utilizou a vaga, terá a devolução do tempo não utilizado em forma de crédito no cartão.

O prefeito Padre Beffa acompanhou a apresentação do parquímetro e ressaltou que é essencial um acompanhamento nas primeiras semanas de implantação para que a comunidade possa se familiarizar com o equipamento. Lembrando que orientadores estarão fiscalizando as vagas nas ruas, com auxílio das informações via sistema, e receberão mensagens para se deslocarem ao equipamento quando necessário. Uma vez que, nos próprios parquímetros haverá orientações e o telefone para contato caso a população precise de acompanhamento para efetuar a compra.

Ainda durante a explanação foi mencionado a segurança da máquina, bem como do cartão no caso de extravio ou roubo, o qual poderá ser bloqueado. Também foi esclarecido a integração e atualização das informações entre o equipamento, a central e os orientadores, através de controle informatizado homologado pelo Denatran. Com a apresentação e esclarecimento de dúvidas junto aos representantes da sociedade civil e poder público, a próxima etapa será a adequação do contrato com a empresa e ajustamento de conduta conforme apresentado pela promotoria. A previsão é que os 90 parquímetros sejam instalados até março de 2016. Vale ressaltar, que a implantação do estacionamento rotativo será gradativa e deve iniciar com 1.200 vagas.