PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até o dia 31 de agosto

SAÚDE | Em 18/08/2015 às 10h05, atualizado em 18/08/2015 às 10h06 Por Assessoria de Imprensa
A Secretaria de Saúde reforça o comunicado às famílias para que as crianças de seis meses a cinco anos incompletos sejam imunizadas contra a poliomielite - conhecida também como paralisia infantil - até o dia 31 de agosto. Em Arapongas, a meta é imunizar 6.532 crianças nesta faixa etária e segundo a equipe de epidemiologia no Dia D da campanha, no último sábado, 15, cerca de 2.709 crianças foram imunizadas.

Segundo o secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, a adesão da população durante o Dia D da campanha foi positiva. “Diante o número de crianças vacinadas no último sábado notamos uma expressiva adesão a campanha por parte dos araponguenses. Agradecemos o envolvimento das famílias durante o Dia D e contamos com a conscientização dos pais para que a nossa meta seja cumprida e que as 6.532 crianças do nosso município, dentro da faixa etária, sejam imunizadas e cresçam saudáveis”, disse o secretário.

O prefeito Padre Beffa parabeniza os profissionais de Saúde e os pais pelos resultados alcançados no último sábado e pede à população para que seja um canal de conscientização em sua comunidade. “Sabemos tamanha importância da vacina contra a poliomielite para as nossas crianças. Por isso, faço um apelo a todos os araponguenses, que encaminhem seus filhos até as UBS’s o quanto antes e aqueles que já levaram os filhos, chamem a atenção dos vizinhos, dos familiares e comunidade. Vamos unir forças para que todas as crianças nessa faixa etária sejam imunizadas”, declarou o prefeito.

As vacinas estão disponíveis nas UBS’s da Vila Araponguinha, Distrito de Aricanduva, Jardim Bandeirantes, Centro Social Urbano, Jardim São Bento, UBS São Vicente (Centro), Conjunto Tropical, Jaime de Lima, Águias, Centauro, 18 Horas do Conjunto Flamingos, Jardim Petrópolis e a UBS do Jardim Araucárias.

Poliomielite — A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.