Biblioteca Ambulante muda a realidade do recreio em escola municipal

EDUCAÇÃO | Em 10/08/2015 às 11h23, atualizado em 10/08/2015 às 11h31 Por Assessoria de Imprensa
O recreio na Escola Municipal Alzira Horvatich vive uma nova realidade graças ao projeto Biblioteca Ambulante. Idealizado pela professora, Josilene Alves, o projeto tem por objetivo principal incentivar a leitura, proporcionando ainda um ambiente mais calmo, uma vez que os alunos corriam muito pelo pátio da escola na hora do recreio.

De acordo com a professora o projeto teve início em abril e desde então, tem motivado a leitura entre todos os alunos na escola. “As crianças corriam muito na hora do recreio, o que aumentava a possibilidade de quedas e machucados. Diante esse cenário pensei em uma Biblioteca Ambulante para acalmar o alunos e principalmente incentivar a leitura das crianças em diferentes paisagens” explicou a professora. Ela acrescenta que o projeto é desenvolvido pelos alunos do 5º ano “A”, que são os responsáveis pela entrega de uma pinta preta aos alunos que concluem a leitura de um livro. “Cada turma tem uma joaninha anexada ao painel de leitura na sala e ao término do bimestre irão realizar uma exposição contendo a contagem da pintas, os que possuírem mais pintas receberão um prêmio surpresa como forma de incentivo à leitura”, disse.

A diretora da escola, Clarice Dias, destaca que a Biblioteca Ambulante envolveu os alunos em uma atividade prazerosa e de muito aprendizado. “Os alunos ficam ansiosos para fazer a leitura dos livros na hora do recreio. O projeto tem despertado entre as crianças conceitos de respeito e solidariedade, além do senso crítico que a leitura proporciona”, comentou a diretora.

A secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, parabeniza a professora pela importante iniciativa. “Contamos com professores muito comprometidos, que disseminam o aprendizado e apresentam diferentes ideias para transmitir conhecimento e contribuir de fato para formação de cidadãos conscientes”, concluiu a secretária.