Arapongas realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 07/08/2015 às 16h53, atualizado em 07/08/2015 às 16h54 Por Assessoria de Imprensa
O Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira, dia 07, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida e contou com a participação de representantes de diversas entidades ligadas a área de Assistência Social do município.

Conforme a secretária de Assistência Social, Carmen Astuti Bertaso, a Conferência foi convocada pelo Decreto 596 e teve como tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, cuja finalidade foi avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único da Assistência Social — SUAS, que comemora 10 anos em 2015.

O prefeito padre Beffa falou da importância da Conferência para aprimorar as políticas de Assistência Social e destacou os 10 anos de criação do SUAS. “Foram notórios os avanços e as conquistas neste período, e agora neste processo de conferências, onde se inicia a discussão para elaboração de um novo plano decenal, certamente Arapongas estará contribuindo para incentivar o debate e proporcionar as discussões necessárias para o aprimoramento cada vez maior do sistema”, comentou o prefeito.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Deise Aparecida de Lima, na oportunidade também aconteceu uma palestra com a professora Denise Maria Fank de Oliveira, graduada em serviço social pela Universidade Estadual de Londrina, uma apresentação cultural pelos alunos do CEMAF, Escola do Trabalho e PROER e a eleição dos delegados que irão representar Arapongas na Conferência Estadual de Assistência Social, além da aprovação das 4 entidades para o Conselho Municipal de Assistência Social, que são: Damas de Caridade, APAE, Casa de Apoio Madre Teresa e Centro de Convivência Arte & Vida. “Podemos avaliar como altamente produtiva esta Conferência e certamente as propostas apresentadas, servirão de parâmetro para o processo de formação de um novo plano decenal do SUAS”, avaliou a presidente.