Atenção Básica de Saúde inicia treinamento do novo sistema de informação

SAÚDE | Em 29/07/2015 às 13h40, atualizado em 29/07/2015 às 13h50 Por Assessoria de Imprensa
Nesta terça-feira, 28, aproximadamente 260 servidores da Atenção Básica iniciaram a primeira etapa de treinamento sobre o sistema Diário da Saúde. O sistema foi desenvolvido para atender as demandas da Secretaria de Saúde e irá concentrar informações essenciais para atender o cidadão, agilizando as ações dos servidores através da integração e atualização de dados. Dentre os servidores da Saúde o primeiro grupo a participar do treinamento é a Atenção Básica, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de Saúde.

O treinamento será dividido em três etapas, a primeira consiste em workshop, onde a empresa que desenvolveu o sistema apresenta o mesmo para os servidores, mencionando conceitos básicos para manusear e desenvolver as funções de trabalho. Na segunda etapa serão formados grupos com 20 servidores, onde os funcionários terão contato com o novo sistema através de simulações, e na prática irão trabalhar com as funções do Diário da Saúde. A terceira etapa será o treinamento in loco, ou seja, no próprio ambiente de trabalho os servidores serão acompanhados pelos técnicos durante os primeiros dias de implantação do sistema.

De acordo com o diretor da DTI, Vagner Mantovani, destaca que mesmo após a conclusão das três etapas do treinamento os servidores contarão com o suporte da Diretoria de Tecnologia e Informação e falou sobre o sistema desenvolvido pela empresa IPM — Sistemas de Gestão Pública. “O Diário da Saúde irá integrar as informações, uma vez que os dados nele cadastrados serão sincronizadas com os outros sistemas de informação, inclusive o e-sus”, disse.

O secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, esteve presente no primeiro dia de treinamento e falou com os servidores. “Quero desejar um ótimo treinamento a todos, lembrando que o desenvolvimento do sistema teve por objetivo facilitar e agilizar o trabalho de vocês e respectivamente, otimizar o atendimento ao cidadão. Aproveito para agradecer o empenho da DTI que foi um grande parceiro desde o início desse projeto”, frisou o secretário.

Para o prefeito Padre Beffa o Diário da Saúde irá inovar e refletir positivamente no atendimento de Saúde. “Estamos concluindo uma importante fase que é o desenvolvimento do sistema, a partir de agora a comunicação entre os estabelecimentos de Saúde com demais departamento e até mesmo com o cidadão será aperfeiçoada. Uma ação de extrema importância que vem ao encontro de uma antiga demanda da Saúde de Arapongas”, concluiu o prefeito.