Cisam completa 4 anos com atendimento exemplar

Saúde | Em 17/10/2011 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Cisam
O Cisam - Centro Integrado de Atendimento à Mulher coloca à disposição das mulheres do município uma estrutura de atendimento diferenciado, que abrange desde a adolescência à terceira idade, transformando-o em uma importante referência para o setor. Inaugurado em 2007 o Centro era um dos compromissos do prefeito Beto Pugliese com a Saúde da Mulher e conta com consultórios ginecológicos, pré-natal, fisioterapia, salas de exames, coleta seletiva, mastologia, banco de leite e ultra-sonografia.

O prédio também oferece espaços para assistência social, consultórios psicológicos e para nutrição, farmácia, dependências administrativas, sala de reuniões e um auditório. Toda esta estrutura, segundo o prefeito, proporcionou as condições ideais pra se prestar um atendimento digno e com o respeito que as mulheres araponguenses merecem.

PREVENTIVO E NATALIDADE
Conforme a gerente do Centro, Yvelise de Macedo, entre os principais tipos de atendimento estão os exames de coleta de preventivo e Ginecologia. “Também são realizadas periodicamente palestras para controle de natalidade, com efeitos positivos, pois são dadas várias opções de métodos contraceptivos, o que faz com que pacientes que iam optar por laqueadura, aceitem outros métodos”, acrescentou a gerente.

Ainda na área de assistência à maternidade, o Cisam vai começar a oferecer atendimento para gestantes a partir do terceiro mês de gestação, através de exercícios físicos como alongamento e fortalecimentos específicos entre outras atividades. As atividades acontecerão sempre nas segundas e quartas-feiras as partir das 9 horas da manhã, com início no próximo dia 17 de outubro.

TERCEIRA IDADE E HIPERTENSÃO
O Cisam também está oferecendo atendimento para grupos de terceira idade. O programa tem como público alvo mulheres acima de 60 anos e prevê a prática de atividades físicas, como alongamentos e fortalecimentos. As atividades acontecem as segundas e quartas-feiras a partir das 8 horas. Para os grupos de obesas, hipertensas e diabéticas as atividades acontecem sempre as terças e quintas-feiras e são direcionadas para mulheres de todas as idades que estejam aptas a realizar atividades físicas.

Maiores informações sobre os programas mantidos pelo Cisam podem ser obtidos através do telefone 3902-1330.