Arapongas conta com Centro de Referência Especializado de população em situação de rua

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 12/06/2015 às 14h13, atualizado em 12/06/2015 às 15h19 Por Assessoria de Imprensa
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro Pop - Centro de Referência Especializado de População em Situação de Rua, realizou uma reunião com pessoas que se encaixam neste tipo de atendimento e que já freqüentam a unidade de Arapongas.

Conforme a secretária de Assistência Social, Carmem Astuti Bertasso, estas pessoas foram convidadas para participarem da reunião, com o objetivo de mobilizá-los e salientando que um dos eixos norteadores pelo projeto em Arapongas é a ética e respeito à dignidade, diversidade, a não discriminação, além da participação social, entre outros. “Nesta reunião o objetivo foi ouvir as pessoas em situação de rua onde elas apresentaram sugestões de atividades que gostariam que fossem desenvolvidas no Centro Pop”, resumiu Carmem.

Ela destaca ainda que um dos objetivos do Centro Pop é a construção e reconstrução de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários. “Cada opinião foi tratada com muito respeito, sendo traçado em conjunto um cronograma de horário para café da manhã e da tarde e atividades semanais de atendimento”, disse a secretária, acrescentando que, a reunião foi bem participativa, motivando o estabelecimento de vínculos e a valorização de cada um.

O Centro Pop é coordenado por Silvana Mara do Prado, sendo que o serviço prestado às pessoas que utilizam a rua como espaço de moradia e sobrevivência tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, tendo em vista o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, que proporcionem novos projetos de vida.

“No Centro Pop contamos com o trabalho técnico de uma assistente social, onde a clientela recebe orientação individual e em grupo, sendo também encaminhadas a outros serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas que possam contribuir com a construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência”, disse a coordenadora.

Carmem Astuti finaliza ressaltando a importância de mais este trabalho que a prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Assistência Social, oferece a população, que integra a rede de Proteção Social Especial.