Codar realiza substituição de lâmpadas no Conjunto Corina Pugliesi

OBRAS | Em 08/06/2015 às 09h53, atualizado em 08/06/2015 às 09h53 Por Assessoria de Imprensa
A Prefeitura Municipal de Arapongas em parceria com a CODAR, realizou no mês de maio um trabalho de melhoria na iluminação pública do Conjunto Habitacional Corina Pugliesi com a troca de 101 lâmpadas de vapor de mercúrio de 80W e 125W por lâmpadas de vapor de sódio de 70W, visando a durabilidade do material e a economia para o Município. Este serviço já vem sendo executado desde o início dos trabalhos da CODAR, porém em maio foi executado em forma de mutirão.

Apesar de ter uma potência menor, a lâmpada de vapor de sódio possui um maior rendimento proporcionando uma melhor luminosidade, além de ter uma vida útil maior, por isso, o município irá economizar com manutenções e também terá uma economia no consumo no consumo de energia elétrica, na substituição das lâmpadas de 80W a economia será de 10% e na substituição das lâmpadas de 125W a economia será de 39% no consumo mensal de energia elétrica, aproximadamente.

Além disso, a depreciação do fluxo luminoso da lâmpada de vapor de sódio é menor, tanto que ao final de sua vida útil seu fluxo luminoso é cerca de 60% maior que a lâmpada de vapor de mercúrio.

Neste mês de junho a CODAR dará continuidade nesse projeto com novas substituições e também com a instalação de novas luminárias, mais modernas, com lâmpadas de 150W, nos demais bairros da cidade, o objetivo desse projeto é eliminar as lâmpadas de vapor de mercúrio e tornar o sistema de iluminação pública mais eficiente.

Todos esses investimentos com iluminação pública no Município de Arapongas foram feitos com os recursos da taxa de iluminação pública.