Prefeitura fecha primeiro quadrimestre com contas equilibradas

FINANÇAS | Em 29/05/2015 às 09h42, atualizado em 29/05/2015 às 10h41 Por Assessoria de Imprensa
Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 28, o balanço do primeiro quadrimestre de 2015, em audiência pública apresentada pelo secretário de Finanças, Evandro Pochwatka, na Câmara de Vereadores. A prestação de contas é um dos princípios estabelecidos pela Lei Complementar 101 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

O relatório de gestão administrativa e fiscal demonstra que a prefeitura fechou o primeiro quadrimestre com superávit orçamentário de R$ 9.434.807,22, uma vez que o Relatório Resumido da Execução Orçamentária apontou uma receita de R$ 82.676.475,52, para um total de R$ 73.241.668,30 em despesas realizadas no período.

O relatório também destaca as aplicações no setor de Saúde, onde o município mais uma vez ultrapassou o piso de investimento que é de 15%, a fim de corresponder às demandas do setor. “No que compete às aplicações por setor, a Saúde ficou com 18,32% da receita, portanto acima do que estipula a Lei," avaliou Evandro, ressaltando ainda que todas as informações estão disponíveis no Portal da Transparência.

O prefeito Padre Beffa avaliou positivamente os números apresentados, que demonstram um equilíbrio das contas públicas neste primeiro quadrimestre, resultado de um gerenciamento correto e que vem prezando pela economia e contenção de despesas. Ele também elogiou a audiência pública para prestação de contas, que permite ao cidadão fácil acesso a informações sobre gastos públicos e o comportamento da receita de seu município. “Trata-se de instrumento de controle social e cidadania da execução orçamentária e também uma forma de concretizar o princípio da transparência pública, presente na administração”, comentou o prefeito.