Prefeitura de Arapongas dá início ao projeto cicloviário do município

SESTRAN | Em 27/05/2015 às 17h49, atualizado em 27/05/2015 às 17h52 Por Assessoria de Imprensa
Com determinação do prefeito Padre Beffa, a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Obras, iniciou os projetos da primeira etapa para implantação do projeto cicloviário de Arapongas. O prefeito determinou ainda que seja feita uma reforma ao longo de toda ciclovia que margeia a linha férrea.

O projeto de autoria do Executivo tem o objetivo de fazer com que a bicicleta se torne prioridade no trânsito da cidade. A implementação será realizada com recursos próprios, dentro dos padrões de medidas exigidos pelo CONTRAN — Conselho Nacional de Trânsito.

Nesta primeira etapa, a região contemplada será a Avenida Gaturamo, desde a Rua Pombas, até a rotatória da Unopar, sendo retirado o estacionamento ao longo do trecho.

O projeto cicloviário de Arapongas pretende, nesta primeira fase, ligar os eixos Rua Tangará, Jd. Petrópolis e Jd. Aeroporto e, em breve, a ligação do anel central a diversos bairros depois da implantação completa.

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Trânsito Antonio Aparecido de Oliveira, priorizar o uso das bicicletas é uma tendência das cidades em crescimento. “O uso das bicicletas reduz o fluxo viário, a poluição e o número de acidentes por velocidade, o que tem demonstrado ótimos resultados em diversas cidades brasileiras”, disse o secretário.

Para o prefeito Padre Beffa, é necessário implementar projetos que favoreçam a mobilidade urbana, pois Arapongas cresce a cada ano. “Mudanças de comportamento não são sempre fáceis de serem implementadas, mas estamos pensando em nossa cidade planejada para o futuro”, finalizou o prefeito.

Projeto contempla ligar várias regiões da cidade
Primeira etapa do projeto contempla Avenida Gaturamo