Merenda escolar é destaque em Arapongas

EDUCAÇÃO | Em 06/05/2015 às 15h39, atualizado em 06/05/2015 às 16h40 Por Assessoria de Imprensa
Tranquilidade e economia. É assim que a dona de casa Suzana de Campos define a merenda escolar que as filhas recebem em Arapongas. Mariana, de 2 anos e meio, está matriculada no centro educacional Dom Geraldo. Lá, a bebê recebe de 4 a 5 refeições por dia. Já a filha mais velha, Julia, de 6 anos, está no 2º ano da escola José Bernardo dos Santos, e é fã da comida da escola. “Gosto do macarrão com carne, mas minha comida preferida é o pudim cor de rosa”, conta a garotinha, se referindo à sobremesa de morango.

A mãe das meninas acompanha de perto a alimentação das filhas na escola. Suzana afirma se sentir tranquila por saber que as meninas estão sempre bem alimentadas, sem que ela precise se preocupar em preparar o lanche para as crianças levarem. Além disso, ela sempre ouve elogios das meninas dizendo que a merenda está maravilhosa. “Já até ouvi a Júlia dizer que a comida da escola é melhor que a minha”, confessa.

Outra mãe satisfeita com a alimentação do filho na escola é Elisângela da Cruz. O filho Paulo tem 6 anos, e estuda o 1º ano fundamental na escola Pe. Germano Mayer. “O cardápio das crianças é excelente, dá até vontade de comer”, conta. Elisângela diz que o filho se alimenta muito bem e sempre elogia a merenda. “Ele ama a polenta com carne e o cachorro quente”.

Para a administração municipal, a merenda é coisa séria. Em 2014, foi aplicado o valor total de R$ 1.873.736,95, sendo R$ 792.182,40 com verbas repassadas pelo governo federal (FNDE), e R$ 1.081.554,55 com recursos próprios do município, demonstrando a preocupação do prefeito Padre Beffa com a alimentação das crianças. “Nossas crianças são o futuro da nossa cidade e merecem todo o investimento necessário para seu desenvolvimento, por isso o valor investido na merenda deve aumentar este ano”, afirma o prefeito.

Diariamente são servidas aproximadamente 15 mil refeições para educação infantil, ensino fundamental, ensino para jovens e adultos (EJA) e educação especial. Segundo a secretária municipal de Educação Elizabete Humai de Toledo, o trabalho vai muito além da alimentação. “O objetivo é atender aos estudantes de uma forma global, por isso nos preocupamos com o desenvolvimento integral da criança, com uma alimentação saudável e os nutrientes necessários para cada faixa etária, para que eles se desenvolvam e aprendam melhor”, conta.

Duas vezes por semana, a equipe da central de merenda recebe os alimentos fresquinhos, diretamente do produtor. A nutricionista responsável pela captação dos alimentos Ellen Mendonça, confere tudo minuciosamente para que os melhores produtos sejam encaminhados para as escolas. O cardápio desenvolvido é feito pela nutricionista Viviane Arakawa Futata. Ela leva em consideração até mesmo as estações do ano, para oferecer uma dieta equilibrada para as crianças, levando em conta cada faixa etária.

Um grande diferencial que coloca Arapongas à frente de outros municípios é a alimentação dos bebês de 04 meses a 2 anos nos centros educacionais infantis. Eles não consomem o leite de vaca, mas a fórmula infantil, com os nutrientes necessários para um melhor desenvolvimento. A prefeitura fornece marcas como Nan e Aptamil, que são os que mais se aproximam do leite materno. “A fórmula infantil nos centros educacionais é um avanço no município e demonstra a preocupação da administração com a saúde desses bebês”, frisa a nutricionista Viviane Futata.

Letícia Ribeiro é mãe de Manuella, uma bebê de 8 meses de idade que desde o início deste ano fica no centro educacional Ana Paucic. Lá, a filha recebe diariamente a fórmula infantil. “A maioria das crianças que tomam a fórmula na creche não pode receber em casa porque esse leite é muito caro e eu fico tranquila e feliz de saber que minha filha recebe uma alimentação saudável”, conta a mãe.

Além de toda a preocupação com a alimentação de qualidade, a Secretaria de Educação, através do projeto Cemear, também disponibiliza uma nutricionista para realizar acompanhamentos e tratamentos específicos, através de um levantamento da avaliação nutricional das crianças. “Realizamos um trabalho integral de conscientização nutricional junto às crianças, família e educadores”, conclui a nutricionista Cibele Recco Vendrametto de Araújo.

A pequena Julia é fã da merenda da escola
A nutricionista confere os alimentos
Elaine e o filho Ian. "Gosto do cardápio"
"Eles comem mais na escola do que em casa". Patricía Santos, mãe