Produtores e entidades visitam estradas rurais para determinar prioridades

AGRICULTURA | Em 02/04/2015 às 09h09, atualizado em 02/04/2015 às 09h18 Por Assessoria de Imprensa
Nesta terça-feira, 31, a prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEASPMA) e da EMATER - Empreendimento de Assistência Técnica e Extensão Rural, realizou um turismo rural pelas estradas do município e suas localidades para averiguar os trabalhos executados e a demanda de cada lugar.

A visita começou pela Estrada do Bule, da Cachoeirinha, das Sete Casas, Estrada Gaúcha até chegar na Estrada do Araguari. Segundo o Engenheiro Agrônomo Carlos Helbel e o Coordenador de Estradas Rurais Luiz Sergio Lopes Silva, em algumas estradas, para melhor realizar o trabalho de readequação da trafegabilidade rural, é necessário que o proprietário autorize a entrada das máquinas em sua propriedade. "Em trechos de estradas em péssimas condições de trânsito, especialmente nos períodos de chuvas e apresentando graves problemas de erosão no solo, são feitas as praticas conservacionistas que consistem em sanar estes problemas", argumentou.

O Secretário da SEASPMA, Vanderlei Carlos Sartori Júnior, explicou que essa visita técnica foi idealizada a partir da reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural, para que alguns produtores rurais conhecessem os trabalhos executados, até agora, pela prefeitura. "É importante mapear os locais que necessitam de intervenção para as benfeitorias. Já demos solução para outras estradas rurais que estavam aguardando há mais de 20 anos. Esse é o nosso trabalho de todos os dias na secretaria", enfatizou Sartori.
Além de representantes das comunidades rurais, da EMATER, do Sindicato Patronal Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a participação do vereador Lucas Corrêa, representando a Câmara no evento, tem sua importância para que eventuais necessidades de trâmites através do legislativo municipal, sejam concretizados. O próximo roteiro já está marcado para o dia 22 de abril corrente e contemplará o outro lado da cidade. Colônia Esperança, Aricanduva, Campinho, Orle, Taiúva, Aliança, Mantiqueira e Ponte Sêca.

Estrada da Ilha em fase final
Na estrada da Ilha havia uma demanda de mais de 20 anos para readequação. Segundo Carlos Helbel, a readequação melhorou a trafegabilidade tanto de carros, caminhões, como maquinários agrícolas e, principalmente o trânsito dos ônibus escolares. "As benfeitorias estão sendo finalizadas. Um trabalho que depende da estiagem das chuvas para finalização", finalizou.

Secretário recepciona os representantes de entidades, antes da saída para as estradas