Diretran divulga relatório de multas no perímetro urbano em 2014

TRÂNSITO | Em 25/03/2015 às 10h56 - Por Assessoria de Imprensa
A Diretoria de Trânsito apresentou o relatório de notificações realizadas pelos agentes de Trânsito credenciados da Guarda Municipal durante o ano de 2014 no perímetro urbano do município. No total 9.211 multas foram aplicadas no último ano, com maior incidência nas notificações de gravidade leve, sendo as principais o estacionamento em desacordo com a regulamentação, com 826 multas de estacionamento rotativo, 730 - vaga de idoso e 704 - vaga destinada a pessoa com necessidades especiais. Nas multas de gravidade média a maior ocorrência foi dirigir o veículo utilizando o telefone celular com 1.453 notificações. A conversão a esquerda em local proibido pela sinalização tem 813 multas no ano, sendo a maior incidência de notificações de gravidade grave, seguida pelo não uso do cinto de segurança pelo condutor com 547 multas. Nas notificações de gravidade gravíssima o avanço de sinal em parada obrigatória lidera a lista com 436 multas.

O secretário de Segurança Pública e Trânsito, Antonio Aparecido de Oliveira, explica que a educação no trânsito é o fator determinante para a segurança de condutores e pedestres. Para tanto, as verbas advindas das multas de trânsito tem o percentual de aplicabilidade destinado a atender despesas públicas com sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e principalmente em ações de educação de trânsito, obedecendo a Lei. “A orientação para condutores e pedestres é essencial para obtenção de um trânsito seguro. Por isso, respeitamos a Lei e cumprimos com o percentual de aplicabilidade no que compete educação e sinalização de trânsito, como por exemplo, a compra de tintas, placas, maquinários para sinalização viária, além da manutenção”, disse o secretário. Ele destacou ainda que a aplicação dos valores advindos das multas são fiscalizados pelo Conselho Municipal de Trânsito e Segurança Pública (COMUTS).

Vale ressaltar que as notificações realizadas pela Guarda Municipal obedecem ao Convênio que desde 21 de setembro de 2009 a Prefeitura firmou com o Estado do Paraná, através do Funrestran (Fundo de Reequipamento de Trânsito), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e o Departamento de Trânsito (Detran-PR), que prevê que os Agentes de Trânsito da Guarda Municipal executem a função de autuar motoristas flagrados ao cometer infrações de trânsito, que antes do convênio eram de competência da Polícia Militar.