Secretaria de Cultura divulga data de reinauguração do Cine Teatro Mauá e espaços culturais no município

CULTURA | Em 17/03/2015 às 17h15, atualizado em 18/03/2015 às 14h29 Por Assessoria de Imprensa
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 17, a secretária da Cultura, Lazer e Eventos, Édina Maria de Azevedo Kümmel, informou a data de reinauguração do Cine Teatro Mauá, do Museu de Artes e História de Arapongas (MAHRA) e a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Édina iniciou destacando os trabalhos da Secretaria que tem unido forças em reformas e abertura de espaços culturais nestes dois anos de gestão.

“Nosso trabalho é para despertar a emoção da comunidade, por isso não medimos esforços para proporcionar momentos especiais ao público. Trabalhamos em vários projetos ao mesmo tempo, e o nosso foco tem sido as reformas para que espaços até então não utilizados sejam usufruídos pela população com muita arte, cultura e saber. E no meio a tantas novidades não podemos nos esquecer dos nossos eventos permanentes”, declarou a secretária.

CINE MAUÁ
Conforme a secretária a reinauguração do Cine Mauá está prevista para o dia 08 de maio às 20h, que irá contar com a apresentação da Big Band em parceria com as escolas de dança do município. A entrada será franca porém com números de ingresso limitados de acordo com a capacidade do local.

Vale lembrar que o espaço está desativado desde o final de 2011, quando um vendaval atingiu a estrutura destelhando parte do prédio, o que ocasionou a degradação do palco, das luzes cênicas e das instalações elétricas uma vez expostos ao sol e chuva. A população aguarda ansiosamente pela reabertura do Cine Teatro Mauá palco de muitos espetáculos, bem como, vitrine das mais variadas expressões artísticas e culturais da população araponguense. O espaço entrou em reforma em agosto de 2014, onde foi realizada a recuperação da estrutura e da rede elétrica, ar condicionado, iluminação e diversos equipamentos, visando a segurança e um ambiente apropriado, inicialmente para as apresentações artísticas. Em relação as exibições de filmes, será definido posteriormente após ajustes e adaptações dos equipamentos existentes e já instalados no cinema.

MAHRA
Outra novidade divulgada pela Secretaria foi a abertura para amostra do acervo do Museu de Artes e História de Arapongas (MAHRA), que será no dia 15 de abril às 20h no antigo Paço Municipal. A amostra conta com a parceria da Câmara da Mulher Empreendedora com a exposição “Mulheres Admiráveis”. Segundo a secretária, Édina Maria de Azevedo Kümmel, o museu ainda precisa passar um processo de readequações mas a amostra do acervo já está sendo preparada. Édina acrescentou que existem projetos para a abertura de um museu na estação,m com acervo da colonização e de toda história da estação ferroviária do município, e ainda um museu moveleiro com a história e instrumentos do polo moveleiro de Arapongas.

CEU
Será aberto a comunidade o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na Zona Sul, dia 08 de abril às 10h. Trata-se de um equipamento público estruturado para integrar atividades culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação ao mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência, inclusão digital, de modo a promover a cidadania aos moradores da região.

EMA
A Secretaria divulgou ainda a inauguração do Espaço Municipal de Artes (EMA), localizado na Praça Mauá, prevista para agosto deste ano. Vale ressaltar que o projeto EMA já acontece através da parceria entre a Secretaria de Cultura e Assistência Social. Idealizado pela SECLE o projeto tem como objetivo formar crianças, adolescentes, e adultos nas diversas modalidades artísticas, proporcionando uma profissionalização. Os alunos dos serviços de convivências, PROER, CEMAF, CRAS’s e CCI’s tem contato com as disciplinas de teatro, ballet, street dance, danças brasileiras, teoria musical, canto coral, violão e flauta. Cerca de 200 alunos são atendidos através do projeto EMA.