Médico Argentino que atua em Arapongas é aprovado no Revalida

SAÚDE | Em 10/03/2015 às 08h53, atualizado em 10/03/2015 às 08h57 Por Assessoria de Imprensa
Dr. Nicolas Mariano Antonini e o secretário de Saúde Luiz Otávio Davanso
Entre os médicos estrangeiros que atuam nos municípios da 16ª Regional de Saúde, através do programa Mais Médicos, Dr. Nicolas Mariano Antonini, de nacionalidade argentina, é o primeiro médico aprovado no Revalida, o exame nacional de revalidação de diplomas médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira. O Revalida é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP).

Elaborada pelo Ministério da Educação, a prova consiste em três etapas, sendo a primeira a análise dos documentos realizada pelo Ministério de Relações Exteriores, que visa fiscalizar a originalidade dos documentos do país de origem, bem como a situação da Instituição expedidora do diploma. Nesta fase os médicos ainda são avaliados na fluência da língua portuguesa, onde é exigido a obtenção do nível satisfatório superior para a provação. Na segunda etapa os candidatos são submetidos à prova teórica com 160 questões de múltipla escolha e 50 questões dissertativas. A terceira e última etapa é a prova prática, composta por dez ciclos de diferentes especialidades que enquadram no Sistema Básico de Saúde.

Com a aprovação no Revalida, Dr. Nicolas Mariano Antonini, terá diploma expedido por uma Instituição de Educação Superior Nacional, no seu caso, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), conforme opção do médico, além do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), que garante ao médico o direito de exercer a medicina no Brasil, não somente pelo programa Mais Médicos. Em Arapongas desde 2013, quando o programa Mais Médicos realizou o primeiro ciclo, Dr. Nicolas Mariano Antonini, atende na UBS do Jardim Baroneza e pretende continuar o atendimento através do programa.

“A aprovação no Revalida é uma grande conquista, sinto-me muito contente com a expedição do diploma na Instituição de Ensino Superior Brasileira. Mesmo com a aprovação vou continuar atendendo através do programa Mais Médicos, pois acredito no programa e pretendo desenvolver o trabalho com as famílias e comunidade da Unidade Básica de Saúde em que trabalho”, declarou Dr. Nicolas.