PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

SEASPMA incentiva uso de lixeiras padronizadas para coleta seletiva

MEIO AMBIENTE | Em 09/03/2015 às 13h57 - Por Assessoria de Imprensa
Para os que ainda desconhecem a utilidade daqueles conjuntos de lixeiras coloridas espalhadas em ruas, repartições públicas, Escolas e outros locais de grande acesso do público, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está dando uma dica importante, que além de incentivar a população para uma mudança de comportamento em relação à coleta seletiva do lixo, ressalta de forma incontestável os benefícios que estas mudanças podem ocasionar para o meio ambiente.

A dica, segundo o secretário de Meio Ambiente, Vanderlei Carlos Sartori Junior é utilizar de maneira efetiva e correta esse equipamento urbano, composto geralmente por um conjunto de quatro lixeiras, nas cores azul para papel/papelão, amarelo para metal, verde para vidro e vermelho para plásticos. “As lixeiras coloridas facilitam a coleta seletiva e a população deve utiliza-las de forma correta e permanente, colaborando desta forma para a redução do volume de lixo para disposição final”, avaliou o secretário.

Sartori lembra também que o município tem disponibilizando os meios necessários para uma boa logística da coleta seletiva e o desafio agora é envolver cada vez mais a população em ações neste sentido, seja através de dicas e/ou de incentivos para que ela separe seu lixo corretamente.”Temos registrado avanços consideráveis, mas acreditamos que com o envolvimento maior da comunidade poderemos avançar ainda mais”, disse o secretário, alertando que municípios que ainda não executam coleta seletiva do lixo, existe uma grande incidência de riscos, como transmissão de doenças e outros fatores que interferem diretamente na qualidade de vida da população.

A título de curiosidade, além das cores padronizadas em azul, vermelho, amarelo verde, também se adota padrões coloridos para outros tipos de resíduos, como o preto para madeira, laranja para resíduos perigosos, branco para resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde, roxo para resíduos radioativos, marrom para resíduos orgânicos e o cinza para resíduo geral não reciclável contaminado.