Projeto Piloto envolve comunidade do Tropical na coleta seletiva

MEIO AMBIENTE | Em 02/03/2015 às 16h51 - Por Assessoria de Imprensa
A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Meio Ambiente está querendo ampliar o leque da coleta seletiva entre a comunidade, através da implantação de um projeto piloto, que prevê a distribuição de sacos de ráfia para o recolhimento de materiais recicláveis aos moradores do Conjunto Tropical. O projeto foi lançado oficialmente na tarde desta segunda-feira, 2, na Escola Professor José de Carvalho e será desenvolvido através de parcerias entre as Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Cultura e Educação.

Conforme o secretário de Meio Ambiente Vanderlei Carlos Sartori Junior, este é um trabalho muito importante, que pretende envolver cada vez mais a comunidade na questão da coleta seletiva e consequentemente, na melhoria da sua qualidade de vida.”Basicamente o projeto vai funcionar orientando os moradores a separar o lixo reciclável nos sacos de ráfia e deixar em frente de casa. No dia determinado, o caminhão da Coleta Seletiva recolherá e enviará tudo para o Centro de Triagem”, explicou Sartori.

O prefeito Padre Beffa falou sobre a nova estratégia para incentivar a coleta seletiva na cidade, frisando que a experiência será levada para outros bairros da cidade. Ele também elogiou a parceria entre as Secretarias Municipais, em mais esta ação conjunta visando o benefício da coletividade e conclamou pais e alunos presentes na solenidade, a serem agentes propagadores do projeto.” Divulguem e cobrem o envolvimento de sua comunidade nesta ação, sendo fiscais do meio ambiente hoje e sempre”, disse o prefeito.

A partir desta semana, os sacos de ráfia passarão a ser entregues em cada residência através dos agentes de endemias e no caso de não recebimento, o interessado deve procurar a Unidade Básica de Saúde do Jardim Tropical.Os moradores devem separar e guardar nas sacolas de ráfia somente os materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro, deixando-os separados do lixo orgânico, como os restos de comida, frutas, legumes, pó de café e erva mate, e dos rejeitos, como papel higiênico, fraldas, absorventes e guardanapo de papel.