Em Curitiba prefeito apresenta dossiê da situação da cadeia pública ao secretário de Segurança do Estado

ADMINISTRAÇÃO | Em 26/02/2015 às 17h05 - Por Assessoria de Imprensa
Presentes também o sec. de Desenv. Urbano Ratinho Junior e o diretor-geral João Ortega
Nesta quarta-feira, 25, o prefeito Padre Beffa e o secretário de Governo, Alcides Livrari Junior, foram recepcionados no gabinete do secretário de Segurança Pública do Paraná, Fernando Francischini. Durante a reunião o prefeito apresentou um dossiê que contém documentos e projetos arquitetônicos para a construção de um Centro de Detenção Provisória (CDP), cartas e ofícios solicitando medidas urgentes para resolver os problemas da cadeia pública do município, além de um relatório emitido pelo Major Sandro Alberto Segóvia com as reais condições do estabelecimento prisional.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, Fernando Francischini, os detentos serão transferidos para outras unidades prisionais para solucionar a superlotação na cadeia pública de Arapongas. “Vamos providenciar a transferências dos presos, 20 presos serão transferidos por mês nos próximos seis meses”, disse Francischini. De acordo com o delegado da 30º Delegacia de Polícia de Arapongas, Carlos Marcelo Sakuma, a transferência dos detentos já teve início nesta quarta-feira, 25 e até o momentos 24 presos foram transferidos.

O prefeito Padre Beffa demonstrou-se contente com as medidas urgentes já anunciadas pelo secretário de Segurança Pública do Estado, mas frisou que o prédio atual passa por grandes problemas e corre o risco de ruir. “Nós entregamos uma cópia com todas as informações necessárias para que o Estado tenha conhecimento da situação da cadeia pública de Arapongas. Com a transferência dos detentos vamos solucionar a questão da superlotação, mas temos ainda a intenção de conseguir recursos para a construção de um CDP”, enfatizou o prefeito.

Ainda na reunião foi anunciado que o projeto de construção de um CDP será reanalisado com perspectiva de que a obra seja retomada.