Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Merenda na rede municipal de ensino atende requisitos nutricionais para o desenvolvimento infantil

EDUCAÇÃO | Em 23/02/2015 às 11h00, atualizado em 24/02/2015 às 13h37 Por Assessoria de Imprensa
Foto de arquivo
A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Educação tem fornecido às crianças dos Centros de Educação Infantil (CMEI’s) e Escolas Municipais uma alimentação saudável, que atende as necessidades alimentares de cada fase das crianças com os cardápios elaborados pelas nutricionais da Secretaria.

A nutricionista e gerente da merenda escolar, Ellen Mendonça, explica que para garantir o crescimento e o desenvolvimento das crianças, a alimentação escolar deve ser rica em vitaminas e minerais capazes de fornecer energia em quantidades adequadas. “Levar alimentação saudável e de qualidade a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino são objetivos definidos pela Secretaria de Educação de Arapongas”, destaca a nutricionista.

Com a impossibilidade ou ausência da oferta de leite materno durante os seis primeiros meses de vida ou como parte láctea da alimentação entre os 6 aos 24 meses de vida a Secretaria de Educação de preocupada com a saúde das crianças está substituindo o leite de vaca de Centros de Educação Infantil por Fórmulas Infantis. São produtos desenvolvidos para atender todas as necessidades nutricionais da criança, proporcionando um adequado crescimento e desenvolvimento, pois contém uma quantidade adequada de proteína, ferro, vitaminas, minerais e gorduras essenciais ( ômega 3 e 6) que auxiliam no desenvolvimento cerebral, potencializando o processo de aprendizado no futuro, além de prevenir consequências a curto e a longo prazo, como risco de sobrecarga renal, obesidade e pressão alta.

De acordo com a Secretaria de Educação, atualmente são servidas 15 mil refeições por dia aos alunos da Rede Municipal. São enviados alimentos diferenciados para crianças com necessidades alimentares especiais (diabetes, dislipidemia, carências nutricionais, intolerâncias). Estes cardápios são similares ao cardápio do dia e respeitam restrições prescritas por meio de orientações médicas.

Para garantir produtos sempre fresquinhos, a Prefeitura conta com Cooperativas e Associações de agricultura familiar, formadas por agricultores locais. Legumes, verduras, frutas, leite, bebida láctea, pães e queijos são alguns dos itens inclusos no cardápio dos alunos.

Outra ação que visa trazer mais qualidade para a merenda foi a inclusão, do Sal marinho integral o qual não passa por processo de refinamento e industrialização, por isso conserva traços de minerais naturais como iodo de fácil absorção e nas quantidades necessárias para o organismo, magnésio, cálcio, enxofre, sódio (o teor de sódio deste sal, é menor do que no sal refinado), carbono, zinco, cobalto, flúor, fósforo, ferro, lítio, manganês, mercúrio, molibdênio, potássio, selênio, prata, ouro, urânio, etc.. Estes micronutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo, manutenção e equilíbrio do sistema imunológico e saúde dos ossos.

A secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, ressalta que as diretoras das escolas e as coordenadoras dos CMEI’s tiveram uma reunião com as nutricionistas Ellen Mendonça e Viviane Arakawa no dia 11 de fevereiro, onde receberam informações sobre as inovações do cardápio de verão da merenda escolar. “A qualidade e a variedade oferecida hoje pela merenda escolar de Arapongas aos alunos é com certeza um diferencial no aprendizado hoje e no futuro,” enfatizou a secretária.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/1874_noticia_merenda-na-rede-municipal-de-ensino-atende-requisitos-nutricionais-para-o-desenvolvimento-infantil

Voltar ao Topo do Site