Coleta Seletiva traz avanços ambientais para Arapongas

MEIO AMBIENTE | Em 18/02/2015 às 15h40, atualizado em 18/02/2015 às 15h53 Por Assessoria de Imprensa
Buscando atender a Lei nº 12.305/2010 que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos , a prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (CODAR), implantou em agosto de 2013 a Coleta Seletiva de Lixo, que já está sendo considerada um dos maiores avanços no que compete à política ambiental do município nas últimas décadas.

Conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Vanderlei Carlos Sartori Junior, a medida tem surtido efeitos positivos desde sua implantação. Todavia a destinação correta do lixo urbano ainda é uma questão que depende do envolvimento de toda a comunidade. "A administração municipal faz a sua parte disponibilizando os meios necessários para uma boa logística da coleta seletiva e esperamos que a população continue participando ativamente separando seu lixo corretamente". Lembra ainda o secretário que a coleta seletiva também beneficia a inclusão social de dezenas de famílias da Coopreara e da Associação dos Catadores de Arapongas (ASCAR), gerando trabalho e renda, melhorando a qualidade de vida de seus associados.

O presidente da Codar, Alberto de Oliveira Junior, informou que a Coleta Seletiva vem sendo feita regularmente por quatro caminhões baú, que atendem todas as regiões da cidade, operando em dias alternados e conforme cronograma, que se encontra à disposição no site da prefeitura municipal. "O serviço vem sendo desenvolvido com eficiência pelas equipes responsáveis, mas continuamos pedindo para que a população se conscientize cada vez mais da importância da separação correta do lixo e seus benefícios para o meio ambiente", enfatizou Oliveira.

Confira algumas dicas para participar de modo eficiente da coleta
- As pessoas podem simplesmente separar o lixo reciclável do lixo orgânico e demais resíduos não reutilizáveis, tais como absorventes, papel higiênico, espelhos, porcelana, etc.
- A recomendação é a utilização de 2 cestos de lixo, um para lixos orgânicos e descartáveis e outro para o lixo reciclável.
- Vidros podem causar acidentes, ferindo os coletores, sendo assim recomenda-se enrolar os mesmos em jornal e se possível separá-los dos outros resíduos.
- Caixas de leite e garrafas pet devem ser esvaziadas e se possível lavadas, visto que a coleta ocorrerá uma vez por semana e o acúmulo de lixo pode causar mau cheiro.
- Utilização de um coletor próprio para o descarte de materiais recicláveis, tais como papéis de embrulho, revistas, jornais, embalagens longa vida, papelão, envelopes, cadernos usados, listas telefônicas, panfletos de propaganda, embalagens plásticas em geral, tubos e canos plásticos, sacos plásticos, potes de vidro e garrafas inteiras, latinhas, enlatados objetos de metal em geral, etc.