PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Prefeito apresenta principais ações da administração em 2014

ADMINISTRAÇÃO | Em 18/12/2014 às 16h05, atualizado em 18/12/2014 às 16h11 Por Assessoria de Imprensa
Em uma coletiva de imprensa, realizada nesta quinta-feira, 18, o prefeito Padre Beffa, acompanhado do vice prefeito, Pedro Paulo Bazana e do secretário de Governo, Alcides Livrari Junior, realizou uma retrospectiva das ações realizadas durante este ano de 2014. O prefeito apresentou um resumo com os principais trabalhos da administração e iniciou lembrando as ações na área de Saúde, pasta que é uma das prioridades da atual administração. Entre os principais trabalhos na Secretaria de Saúde o prefeito destacou a readequação da UPA 24 horas, que necessitou de uma revitalização para que o estabelecimento de saúde fosse inaugurado bem como, local apropriado para instalação do equipamento de raio X, o qual está em andamento.

Ainda na área da Saúde o prefeito evidenciou o funcionamento do CAPS I e CAPS AD II, que prestam atendimentos para pessoas com transtornos mentais e dependentes químicos, um fato inédito na Saúde do município. “A Saúde sempre vai ser a menina dos nossos olhos, é claro que ainda temos muito a fazer, mas não podemos ignorar o que está sendo realizado. São muitas ações, como as 889 cirurgias de catarata, os equipamentos conquistados através da Viapar, as reformas nas UBS’s do Centauro, CAIC, Colúmbia, Palmares, Ulisses Guimarães, Bandeiras e a construção da UBS Araucária entre outros”, disse.

No setor de obras foram realizados serviços diversos, manutenção da rede de drenagem, sanitários do cemitério, Estrada da Colônia Esperança e trabalhos na malha viária, onde somente no ano de 2014 foram 73.572 m² de operação tapa buraco, 59.051 m² de reperfilamento e 42.617 m² de lama asfáltica no perímetro urbano do município, através da CODAR. O prefeito enfatizou que a malha viária careceu de muito investimento ao longo dos dois anos, pois as vias estavam muito danificadas e sem manutenção. “Foram mais de R$ 17 milhões somente na recuperação da malha viária e sabemos que ainda há muito a realizar em algumas regiões”.

A abertura do polo da Universidade Abertura do Brasil (UAB) em Arapongas foi um grande trabalho da Educação no ano de 2014. “A conquista do polo da UAB sem dúvidas foi a maior conquista da Secretaria. Tivemos ainda pela primeira vez em Arapongas a eleição direta para a direção das escolas municipais, onde os pais e comunidade escolar tiveram o poder de escolha. A criação do CEMEAR também foi um importante passo para a Educação, assim como a inauguração da Super Creche Pequenos Brilhantes e no ano que vem mais duas serão inauguradas”, enfatizou o prefeito.

O novo Parque Industrial foi uma grande conquista para o município, onde a Prefeitura assinou nesta semana o contrato com o Senai para elaboração de projeto arquitetônico estrutural e executivo, que junto com a implantação da Sala do Empreendedor são as principais ações da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Entre os trabalhos da Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente destaque para a revitalização do Parque dos Pássaros, melhorias na Praça Mauá e na Praça do Cemitério, mutirões de limpeza, readequação das estradas rurais: Orle, Taiúva, Araguari, Km10, Km 12, Ponte Seca entre outras, além da limpeza geral na cidade.

As instalações das lâmpadas de LED na Avenida Arapongas, que posteriormente serão instaladas na Rua Rouxinol e Avenida Gaturamo. A iluminação em LED além de garantir um menor consumo de energia ainda assegura maior capacidade de luminosidade. Durante a coletiva o prefeito destacou o empenho da Assistência Social na preparação para entrega das casas do Residencial Arapongas III, junto a COHAPAR.

A Secretaria de Esporte, pela primeira vez implantada no município tem realizado inúmeros eventos de incentivo a cidadania e prática de esportes. A Pedalada Noturna tem movimentado a população, bem como as Corridas Noturnas. A pasta ampliou 10 núcleos esportivos, além da criação da Lei Bolsa Atleta, construção do vestiário e quadra de areia no CSU, entre outros. Entre as várias competições os Jogos da Terceira Idade e o Jogos da Juventude, o qual aconteceu pela primeira vez no município.

Entre os vários eventos promovidos pela Secretaria de cultura, Lazer e Eventos a reforma do Cine Mauá, a decoração de Natal, a retomada de atividades culturais como o FESTAR, Carnaval e festa junina foram o grande destaque de 2014. Foram diversas realizações da pasta dentre elas a instalação do Cult Bar, Feira da Barganha, a criação do Espaço Municipal de Artes (EMA), Museu Sacro na Colônia Esperança, Festival de Inverno, os trabalho desenvolvidos pelo Museu de Artes e História de Arapongas (MAHRA).

O prefeito Padre Beffa, o vice prefeito Pedro Paulo Bazana e o secretário, Alcides Livrari Junior, agradeceram a presença da imprensa após a apresentação do resumo de ações e declararam que a gestão está trabalhando incansavelmente para proporcionar melhorias de vida a população, destacando que a intenção é realizar sempre mais.

Na oportunidade o prefeito informou que estará de férias no período de 12 de janeiro a 11 de fevereiro, onde o vice prefeito Bazana será o prefeito em exercício. “Existem comentários de que problemas de saúde me obrigariam a abandonar a gestão, quero esclarecer que vou aproveitar o período de férias para realizar uma cirurgia de catarata, somente isso, e retorno em fevereiro”, concluiu o prefeito.

O prefeito declarou que está trabalhando para proporcionar melhorias à população