PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Prefeitura troca lâmpadas da Avenida Arapongas por modelos de LED

OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO | Em 12/12/2014 às 08h35, atualizado em 12/12/2014 às 08h38 Por Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Arapongas, através da Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (CODAR), iniciou nesta terça-feira, 09, a troca das lâmpadas na Praça Dr. Júlio Junqueira (Mauá). A ação irá substituir todas as lâmpadas amarelas da Avenida Arapongas por modelos de LED, totalizando 150 pontos. A iluminação em LED além de garantir um menor consumo de energia ainda assegura maior capacidade de luminosidade, a previsão é que a troca seja concluída até o Natal.

O procurador jurídico da companhia, Elton Carvalho, destaca que Arapongas é a pioneira na instalação de iluminação em LED no Paraná. “Mais uma vez o município de Arapongas sai a frente, sendo o primeiro município do Estado do Paraná a substituir as lâmpadas amarelas por modelos de LED. O investimento ainda será recuperado através da economia de energia e nos custos de manutenção das redes, já que a lâmpada LED reduz o consumo de eletricidade e tem durabilidade muito superior ao outro modelo”, disse.

O engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho da CODAR, Diego Fernando de Carvalho Sanches, explica que a iluminação mais eficiente traz mais segurança para às pessoas e ao tráfego, elimina ofuscamentos, ajuda na preservação do patrimônio da cidade e na proteção ao meio ambiente, melhora a ambiência urbana e a interação social, propiciando a utilização noturna de atividades como lazer, comércio, cultura e outras, e também dá visibilidade às ações do poder público.

“Nesse projeto visamos um sistema com mais eficiência, redução de custos operacionais e redução da poluição luminosa, gerando uma economia de energia, e melhorando a qualidade de vida do cidadão. As novas luminárias LED tem um consumo de 236W cada uma, sem reatores, e após a substituição, mesmo com o acréscimo de alguns pontos onde não há iluminação pública, a carga instalada será de 33.276W, gerando uma economia de aproximadamente 45% no consumo de energia elétrica. Além disso, uma lâmpada de vapor de sódio de 400W tem uma vida útil média de aproximadamente 30.000 horas enquanto que uma luminária pública de LED possui uma vida útil superior a 100.000h”, esclareceu o engenheiro.