PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Escolas Municipais garantem medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

EDUCAÇÃO | Em 10/12/2014 às 09h51, atualizado em 10/12/2014 às 09h53 Por Assessoria de Imprensa
Neste ano quatro Escolas Municipais de Arapongas conquistaram ao todo nove medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), sendo quatro medalhas de prata e cindo de bronze. A OBA é um evento aberto à participação das escolas públicas ou privadas, a nível de Brasil, escolas urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Sirlei Anselmo, relata que as escolas da rede municipal receberam informativos de Astronomia, para serem aplicados nos 5º anos. A Olimpíada foi realizada em 16 de maio, mas os resultados só foram distribuídos por 8.648 escolas participantes. Os alunos trabalharam o tema proposto em sala de aula e realizaram uma avaliação enviada pela Sociedade Astronômica Brasileira, onde concorreram com escolas de todo o Brasil.

Confira as escolas, alunos e professores de Arapongas que conquistaram medalhas na OAB:
- Escola Municipal José Bernardo dos Santos com a aluna Bárbara Eduarda Cavalcante Reis, medalha de prata, sendo a professora representante Vera Lucia Precinotto.

- Escola Municipal Antonio Grassano Junior com o aluno Erick Guilherme Douaton, medalha de prata, sendo a professora representante Gersomina Greco Pereira.

- Escola Municipal Professora Alzira Horvatich com a aluna Thaisa Aiko Morishita, medalha de bronze, sendo a professora representante Fernanda Cristina Precinotto.

- Escola Municipal Professora Antonica Giroldo Franciosi com os alunos Jean Naoki Yasnda, medalha de prata; Maria Clara Alves com medalha de prata; Diogo Fontoura Perdigão com medalha de bronze, Sofia de Capos Auseh com medalha bronze; Isadora Pereira dos Santos com medalha de bronze e Maria Julia Vieira com medalha de bronze com a professora representante Paula Fabiana de Matos Leão Custódio.

Na última semana, Sirlei Anselmo, realizou a premiação na Escola Municipal José Bernardo dos Santos à aluna Bárbara Eduarda Cavalcante Reis. A diretora, Simone Golfetti, declarou estar satisfeita e muito contente com o resultado e explicou que o projeto foi desenvolvido nas salas dos 5º anos supervisionado pela professora da oficina de ciências, Vera Lúcia Precinotto . “Este ano a escola teve o orgulho de ter a aluna Bárbara Eduarda Cavalcante Reis, que além do certificado recebeu ainda a medalha de prata com a nota 98,5. Agradecemos a Secretaria de Educação pela colaboração”, disse.

A secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, demonstrou reconhecimento a todos os alunos e professores que se dedicaram e proporcionaram uma boa participação do município na Olimpíada. "O meu muito obrigado a todos que de alguma forma contribuíram para que a participação das nossas escolas fosse tão grandiosa em um evento de nível nacional. Parabéns a todos, essas medalhas somam ao novo tempo que a Educação de Arapongas está vivendo, formando cidadãos conscientes e garantindo o futuro da nossa nação”, destacou.

Aos final da OBA todos os alunos participantes também receberam um certificado de participação impresso.