Curso para agentes de combate às endemias forma 45 profissionais

SAÚDE | Em 04/12/2014 às 09h41, atualizado em 05/12/2014 às 12h35 Por Assessoria de Imprensa
Nesta terça-feira, 45 agentes de combate às endemias participaram da cerimônia de formatura do curso de formação inicial, cumprindo exigência da Lei 11.350, que regulamenta as atividades de ACS e ACE . O curso teve início no mês de julho e foi oferecido pela Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Centro Formador de Recursos Humanos, da Escola de Saúde Pública do Paraná, com apoio do SENAI.

Com carga horária de 400 horas/aula o curso teve por objetivo capacitar o agende de combate às endemias, para atuar na vigilância, prevenção, controle de doenças e promoção da saúde, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob a supervisão do órgão gestor, visando zelar pela manutenção da saúde coletiva. Os profissionais que concluíram o curso estão aptos a execução das ações de controle ambiental das doenças, refletindo positivamente na saúde das comunidades onde atua. A coordenadora do curso, Aparecida de Oliveira, explicou que com o aperfeiçoamento do trabalho os agentes estão aptos para atender outros tipos de doença e não somente a dengue. “Hoje os agentes de combate às endemias estão capacitados, o que vai melhorar muito a qualidade do trabalho e respectivamente, melhorar a qualidade de vida da população”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Otávio Davanso, o município de Arapongas é a primeira cidade do estado do Paraná a realizar a capacitação das pessoas que trabalham com endemias, fato inédito que deixa o Paraná na frente de muitos estados. “Hoje vocês compõem a equipe de saúde de uma cidade e vão ajudar o sistema regional de saúde. Tenho certeza que para quem já trabalhava no sistema o curso abriu novos horizontes e para quem não conhecia o sistema o curso foi um divisor de águas. Mais uma vez Arapongas sai na frente, isso é resultado da busca constante por melhorias para sua população e para tanto, a capacitação dos servidores é um dos objetivos principais. Parabéns a todos e desejo que vocês busquem sempre novas capacitações”, enfatizou o secretário.

O secretário de Governo, Alcides Livrari Junior, representou o prefeito Padre Beffa e o vice prefeito Pedro Paula Bazana e parabenizou os profissionais pela conclusão do curso bem como, os professores e tutores. “Essa gestão tem entre seus objetivos capacitar o cidadão, visando melhores oportunidades para o mesmo, bem como melhorias nos serviços prestados a comunidade. Nosso intuito é investir no ser humano e garantir melhorias para a população em geral” ressaltou o secretário. Ele acrescentou agradecendo a equipe de saúde que não mediu esforços para disponibilizar a capacitação e todos os parceiros como SENAI, a 16ª Regional de Saúde, vereadores e autoridades presentes e a Escola de Saúde Pública do Paraná que juntos trouxeram para Arapongas mais um feito inédito.

O chefe da Divisão de Vigilância Sanitária em Saúde da 16ª Regional, Marcos Oliveira da Costa, parabenizou os formandos e apresentou uma carta de homenagem da Escola de Saúde Pública do Paraná aos alunos, professores e equipe da Saúde. Estiveram presentes na formatura os vereadores, Aroldo Pagan, Evangelista da Silva (Lita) e Miguel Messias.