PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Exposição encerra PNAIC 2014 em Arapongas

EDUCAÇÃO | Em 02/12/2014 às 12h23, atualizado em 02/12/2014 às 15h07 Por Assessoria de Imprensa
Nesta segunda-feira, 01, a Secretaria de Educação realizou a cerimônia de encerramento e exposição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em 2014 o foco do PNAIC foi a matemática, porém não deixou de aplicar a língua portuguesa, realizando então um trabalho interdisciplinar nas duas grandes áreas da alfabetização e letramento, objetivo geral do Ciclo de Alfabetização.

Professoras da rede municipal de Arapongas participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na Universidade Estadual de Maringá. São aulas teóricas e práticas, provendo os participantes das condições para produzirem jogos e sistemas facilitadores da aprendizagem a serem aplicados aos alunos. A coordenadora do PNAIC em Arapongas e diretora geral de Educação, Elaine Heringer Vilela da Silva, falou sobre a influência dos jogos na aprendizagem. “Fiquei emocionada com os jogos e o que eles podem despertar na criança. Reconheço que com essas peças, esses jogo trarão facilidades no aprendizado do aluno. A boa notícia é que no ano que vem, teremos o Pacto cuja temática será Ciências, Arte e Gestão”, enfatizou.

A formadora da UEM, professora Lucimeire Adorno Ferreira, destacou que durante o desenvolvimento do programa observou o comprometimento e foco do grupo no trabalho, ao realizar com carinho e amor materiais que chegarão aos alunos. “Quando conheci este projeto grandioso, não tinha ideia da dimensão e hoje vejo o que a transformação realizada pelas mãos do educador pode proporcionar, mesmo cumprindo com a carga horária e se desdobrando para estar participando do Pacto. Daqui há alguns anos, poderemos ver acontecer o resultado deste processo na educação do aluno e reconhecer que cada um fez a sua parte”, disse.

Para a secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, a busca por novas formas de aprendizagem somada ao comprometimento dos professores tem surtido ótimos resultados na educação."Quero trazer o nosso reconhecimento pela dedicação e pelo compromisso de todos que tem vontade de realizar esta transformação. O uso dos jogos, desenvolvidos pelos participantes desse programa pode auxiliar na estrutura cognitiva do aluno facilitando o aprendizado. O desafio de cada jogo leva o aluno a despertar o interesse do saber, de se redescobrir”, declarou a secretária.

A secretária reconheceu a determinação e criatividade dos alfabetizadores do Pacto